Entenda a importância dos vídeos para empresas

Vídeos para empresas: fazer ou não fazer, eis a questão

Você acha que são criados mais vídeos para uso pessoal, ou na sua opinião os vídeos para empresas superam em números? Em tempos nos quais as redes sociais incentivam os vídeos, é bem provável que a maioria das pessoas acreditem que os vídeos para empresas perdem a batalha em termos de quantidade.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kaltura (The State of Video in the Enterprise 2018), dos mais de 650 entrevistados, 63% responderam que criam um ou mais vídeos para uso profissional, sendo que 76% das grandes empresas realizam pelo menos um webcast por ano. Os vídeos pessoais foram citados por 62% dos respondentes.

A Kaltura é uma empresa norte-americana que fornece soluções SaaS em vídeo ao vivo e sob demanda. Qual a relevância da pesquisa para seu negócio? Entenda que aqui o foco não é nem tanto com relação aos números em si, mas em mostrar a você que existe um potencial muito grande a ser explorado quando entramos no terreno dos vídeos para empresas.

Por que precisamos falar dos vídeos para empresas?

O consumo de vídeos está crescendo e, inclusive, neste artigo falamos sobre como anda a tendência no Brasil. Para empresas, os vídeos são importantes por diversos motivos, como:

  • Aumentam a compreensão do produto e as chances de venda dos mesmos (inclusive em lojas virtuais);
  • Criam um relacionamento e uma conexão de marca mais fortes;
  • Aparecem e destacam-se mais em feeds das redes sociais;
  • Contam histórias de maneira muito mais convincente;
  • Aumentam conversões;
  • Aumentam engajamento.

Ainda sobre a importância do assunto, a pesquisa da Kaltura concluiu que dentre os entrevistados:

  • 98% relataram que os vídeos melhoram a comunicação;
  • 95% acreditam que os vídeos conectam colaboradores dispersos pelo globo;
  • 98% dizem que vídeos treinam empregados melhor e mais rapidamente;
  • 92% acreditam que os vídeos tornam executivos mais relacionáveis.

Logicamente, os benefícios dos vídeos para empresas vão além, mas a questão toda é que se por um lado organizações já perceberam que existe um potencial muito grande em explorar a técnica, por outro há aquelas que não sabem o que podem fazer com os vídeos.

Quais tipos de vídeos empresas podem criar?

Ao contrário do que muitos pensam, o video marketing não se limita a publicar vídeos da sua empresa no canal do YouTube ou criar um anúncio de TV. Para se ter uma ideia, na pesquisa da Kaltura 98% dos entrevistados responderam que fazem sessões de treinamentos por meio de vídeos.

Aqui, destacamos o uso dos vídeos não apenas para treinamentos direcionados aos colaboradores, mas também para treinar clientes ou ensiná-los a usar determinado produto ou solução. Os vídeos para empresas podem incluir ainda vídeos demo, vídeos de Realidade Aumentadaou Realidade Virtual, vídeos para loja virtual, depoimentos de clientes, apresentações de produtos, entre outros. Como frisamos em outros posts aqui no blog, com a estratégia certa é possível definir o tipo de vídeo que mais se adequa aos objetivos da ação.

Sua empresa já adota a estratégia de vídeos?

Se sua empresa já fez (ou faz) ações de video marketing, conte para nós. E caso você precise entender melhor a importância (e o potencial) dos vídeos para empresas, não deixe de conferir outros artigos em nosso blog:

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender o potencial dos vídeos para empresas. Fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas. Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato. E para ficar por dentro de outros temas e materiais, acesse o blog da Signia Digital.

Até a próxima!