Lançamento de produto: já ouviu falar em imagem hiper-realista?

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Era uma vez uma época em que lançamento de produto significava contratar uma agência de assessoria de imprensa que ficava responsável por elaborar press releases e enviá-los à mídia. Enquanto isso, à medida que a data do lançamento se aproximava, o marketing da empresa reunia os clippings para apresentar à diretoria o sucesso da ação.

product catalogueParalelamente a isso, quem sabe, algum comercial na TV ou anúncio em jornal ou revista. Nos velhos tempos, era mais ou menos assim que a campanha de lançamento de produto ocorria. O cenário mudou, mas só quem trabalha com isso sabe que desde sempre elaborar uma campanha é algo estressante.

Em tempos de alta conectividade, com apenas alguns cliques o seu cliente consegue obter informações do seu concorrente. Da mesma maneira, bastam apenas alguns toques na tela do celular para que, de qualquer lugar, alguém tenha conhecimento do seu novo produto. Aliás, não só do seu, mas de qualquer outra empresa que esteja disputando a atenção do seu público-alvo.

Então, hoje em dia, press releases ainda cumprem seus papéis, mas a questão é que além deles você precisa pensar em campanhas para diferentes mídias. Como a concorrência pela atenção é cada vez maior, você, da área de marketing, sabe que existe um padrão de exigência a ser cumprido. É aí que você pode – e deve – aproveitar os benefícios da imagem hiper-realista.

O que é Imagem Hiper-Realista?

Do termo em inglês Hyper Realistic Image, a Imagem Hiper-Realista é fácil de entender. Se fôssemos dar uma de Aurélio, poderíamos dizer que se trata de criar imagens com aparência realista para comerciais, filmes, redes sociais e catálogos, para citar alguns exemplos.

O termo é utilizado para tratar daquelas situações “parece, mas não é”. Para explicar melhor, vamos voltar ao lançamento do produto e responder à pergunta:

Por que utilizar Imagem Hiper-Realista em lançamento de produto?

Para começo de conversa, você sabe que na maioria das vezes o produto ainda não está 100% acabado, mas a equipe de marketing precisa de fotos para finalizar os materiais. Como tudo tem que ser feito no timing certo, ao invés de esperar o produto acabado para dar continuidade (ou início) à campanha, utilizando uma variedade de técnicas é possível produzir elementos visuais como superfícies em uma cena que mostra a aparência perfeita do produto.

No campo da propaganda, sabemos que criar conexões entre pessoas e marca e/ou produto é fundamental. Se falarmos de lançamento de produto, então, essa conexão pode significar o impulso da venda e a conquista de novos clientes.

De acordo com um estudo da agência norte-americana MDG,  dentre os fatores decisivos para compra, a alta qualidade das imagens foi classificada como muito importante para 67% dos compradores on-line. A preferência pela imagem perfeita saiu na frente de itens como informações do produto, descrições longas e reviews.

A imagem hiper-realista permite que o produto seja replicado sem manchas, poeiras, impressões digitais e quaisquer outras imperfeições. É possível, ainda, inserir o produto em um cenário que talvez seria inviável financeiramente se a fotografia fosse tirada (ou se o vídeo fosse filmado) em uma locação real (como o alto de uma montanha, por exemplo).

Desse modo, sempre que você pensar em lançamento de produto, graças à imagem hiper-realista é possível criar ambientes que introduzam seus potenciais e atuais clientes ao estilo de vida que sua empresa oferece.

Por isso, não esqueça que…

Sabemos que a verba que o marketing possui em mãos é geralmente curta para atender a todos os objetivos. Trabalhar com imagens hiper-realistas (e não apenas no lançamento de produto) significa não precisar de profissionais específicos para cuidar da luz, do cenário, dos atores etc.

Em outras palavras, estamos falando de economia de dinheiro e de tempo. Além disso, por meio das imagens hiper-realistas é possível realçar os melhores recursos do seu produto, mesmo ele ainda não estando perfeito.

E como neste artigo falamos de criar conexões entre marcas e pessoas, empresas que já utilizam imagens hiper-realista no lançamento de produtos conseguem levar ao público-alvo aquela sensação de “UAU” e evocar a resposta emocional desejada (e, claro, levar o cliente à compra).

Cozinha CGI

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