Tendências da publicidade: Realidade Aumentada para destacar sua marca e aumentar engajamento

Posted on

Que atire a primeira pedra quem não ouviu falar da febre Pokémon Go. Além de um sucesso entre crianças e adultos, o aplicativo apresentou ao mundo o que a Realidade Aumentada pode fazer. Mais do que isso, serviu também para mostrar que é possível – tanto em termos de viabilidade financeira como de tecnologia – encantar o público por meio de maneiras até então pouco exploradas.

Aliás, a palavra encantar é o termo da vez quando falamos de Augmented Reality (AR), pois seu principal objetivo é possibilitar que consumidores interajam com a marca, tendo uma experiência de imersão.

Bom, mas se o Pokémon Go conseguiu atrair ainda mais atenção para a Realidade Aumentada, nós, que atuamos com marketing, não podemos fugir do fato de que a AR nos coloca diante de uma oportunidade de alcançarmos um número muito maior de pessoas e, consequentemente, aumentarmos a carteira de cliente.

Por isso, para este artigo apresentamos a você a Realidade Aumentada como uma das tendências da publicidade para os próximos anos.

Ok, mas o que é Realidade Aumentada?

Deixando jargões técnicos de lado, imagine que, neste exato momento seja colocada, em seu smartphone ou computador, uma camada digital impossível de se ver a olho nu. A essa camada digital que proporcionará experiências diferenciadas damos o nome de Realidade Aumentada.

Pense em um cenário no qual, ao escolher um esmalte você possa, com um aplicativo instalado no seu smartphone, testar como diferentes cores ficam em suas unhas. Tudo isso sem precisar abrir o pote do esmalte, passar cada cor em cada unha e, depois, ter que usar acetona para remover tudo. Foi exatamente isso que a Maybeline fez, em 2012.

Sendo assim, dizemos que as experiências de marca criadas pela Realidade Aumentada fazem com que clientes visualizem produtos, serviços ou promoções de uma maneira imersiva. É exatamente por isso que se você, antenado que é, for atrás das tendências da publicidade, cairá no campo da Augmented Reality.

Já que é uma das tendências da publicidade, não tem como fugir da AR, certo?

Mais certo do que isso, impossível. E não somos só nós, da Signia Digital, que falamos isso. Em seu livro Marketing 4.0 o guru Philip Kotler deixa bem claro que para transformar consumidores em advogados da marca é necessário convergir o marketing novo com o tradicional. E que marca não quer ter seus clientes advogando para elas?

Pois bem, quando falamos em marketing novo, obviamente estamos falando do proveito que devemos tirar de toda essa tecnologia que nos cerca. Então, anote aí uma dica de ouro: com a Realidade Aumentada sua empresa consegue combinar o mundo físico e digital, possibilitando que consumidores se conectem com um produto antes, durante e depois da jornada de compra.

Aliás, se em termos de redes sociais a palavra engajamento é a bola da vez, experiências de AR garantem experiências lúdicas e estimulam clientes a engajarem cada vez mais com a marca e/ou produto/serviço.

Resumindo…

Uma das tendências da publicidade, a Realidade Aumentada está mudando a maneira como empresas comercializam seus produtos. Basicamente, graças à AR objetos virtuais são projetados na frente das pessoas, ou seja, em um mundo físico.

Para fechar, nossa pergunta é: o que sua empresa está esperando para fazer com que seu público-alvo se torne parte integrante da sua marca? A Realidade Aumentada veio para ficar, inclusive – e especialmente – no mercado publicitário, pois traz uma revolução na forma de testar, comprar e vender.

Garantimos a você que o tema não é assunto apenas para peixe grande. A AR é muito mais acessível do que você imagina e esse é também um dos motivos que apontamos a Augmented Reality como uma das tendências da publicidade (e se é tendência, nada melhor do que estar acessível a todos, concorda?).

Quer entender mais do assunto? Entre em contato conosco, pois será um prazer conversar com você. Se este artigo foi útil, fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas. Até a próxima!

Category : Realidade Aumentada , ,

Comments

One thought on “Tendências da publicidade: Realidade Aumentada para destacar sua marca e aumentar engajamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *