Por que imagens de produtos ajudam a aumentar engajamento?

O bom e velho ditado que diz que “uma imagem vale mais do que mil palavras” sempre fez sentido. Mas, agora, em meio à enxurrada de informações textuais que recebemos (e aqui entram e-mails e mensagens via WhatsApp), ele é ainda mais válido.

Uma boa imagem fala por si (assim como um bom vídeo marketing) e na grande maioria dos casos tendemos a relacionar memórias com imagens. Este fenômeno é conhecido por Picture Superiority Effect (que em uma tradução literal seria Efeito de Superioridade de Imagem). De acordo com a teoria, os conceitos aprendidos pela visualização de imagens são mais facilmente lembrados do que aqueles aprendidos pela leitura.

Dito isso, já conseguimos entender o porquê de imagens de produtos ajudarem a aumentar engajamento. Mas para que você tenha ainda mais certeza, veja alguns pontos a seguir:

Nosso cérebro é criado para processamento visual

Metade do cérebro humano é dedicado direta ou indiretamente à visão, sendo que desde o primeiro dia é justamente ela o nosso principal sentido para a compreensão do mundo que nos rodeia.

Para você ter uma ideia, levamos apenas 150 milissegundos para reconhecer e simbolizar uma imagem e 100 milissegundos para atribuir um significado a ela. Nosso cérebro é 60 mil vezes mais rápido para processar conteúdo visual em comparação com texto. Além disso, o que vemos fica retido em 80%, contra 20% daquilo que lemos.

Crescemos acostumados com imagens

Na verdade, nós nascemos para reconhecer imagens. A leitura e a escrita vêm depois, à medida que vamos crescendo. Por isso, nossos olhos são facilmente direcionados para imagens. Basta um olhar e nosso cérebro consegue fazer diversas interpretações. E aí, claro, incluímos imagens de produtos e vídeo marketing.

Imagens de produtos são “a cara do negócio”

Tenha as imagens de produtos como se fossem embaixadoras do site e dos canais de marketing online e offline da sua empresa (como catálogos de produtos). Quando falamos de websites, imagens criam confiança em cada ponto de contato e transformam essa confiança em taxas de conversão e retenção mais altas. Inclusive, falamos da importância das imagens no artigo Como melhorar o design do seu site.

Em suma, imagens servem de isca para atrair clientes.

São fáceis de lembrar

É mais fácil obter informações de uma imagem do que ao ler um bloco de texto. Do mesmo modo, o cérebro memoriza muito mais facilmente uma imagem. Imagens de produtos ficam na mente do cliente, o que significa que elas contribuem para aumentar o reconhecimento da marca, atração e retenção de clientes.

Resumindo

As imagens de produtos não apenas capturam como também prendem a atenção do seu público. Como procuramos mostrar, sua estratégia de marketing depende de imagens para melhorar o entendimento dos consumidores com relação a sua marca, aumentar o engajamento e inspirá-los a agir. Exatamente por isso é que você deve certificar-se de que elas sejam vistas como únicas.

Para conquistar esse objetivo, não esqueça de mostrar produtos que encantam. Nossa dica é utilizar uma técnica conhecida como Computer Generated Imagery (ou Imagens Geradas por Computador). Caso você queira entender melhor do assunto, sugerimos a leitura do artigo: Como a Imagem Gerada por Computador pode mudar sua campanha de Marketing? Sobre Computer Generated Imagery.

Gostou deste artigo? Esperamos que ele tenha sido útil a você. Fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas. Se você tem alguma dúvida, ou gostaria de saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco ou deixe um comentário. Será um prazer conversar com você!