Benefícios do video marketing para millenials

O marketing tem evoluído tanto que, se no passado os profissionais “forçavam” os produtos aos consumidores, hoje as ações buscam oportunidades de interagir com o público mais do que nunca. Prova disso está no crescimento de estratégias que apelam para o sentimento do consumidor.

Outra constatação está no aumento da popularidade do video marketing: de acordo com a Wyzowl, no início de 2017 63% das empresas usavam o vídeo como ferramenta de marketing. Em 2018, o número subiu para 81%. Agora, quando chegamos em 2019, o número aumentou para 87%.

Se você ainda não se convenceu, então preste atenção: a Cisco prevê que o vídeo represente 82% de todo o tráfego da Internet até 2021. Não é para menos, uma vez que os vídeos conseguem impactar muito mais do que uma imagem ou um texto.

Seus elementos visuais, somados a uma boa história, são capazes de reter a atenção do público. E com cada vez mais distrações ao nosso redor, a atenção tornou-se moeda de ouro, especialmente entre os millenials.

Millenials e os benefícios do video marketing

Que os millenials – pessoas entre 18 e 35 anos – têm mudado a forma de consumir, isso já é fato. O que muitas empresas não se deram conta é que nessa geração podem estar, além dos próprios compradores, os advogados da marca.

Segundo pesquisa realizada pela Brightcove – 2018 Video Marketing Survey – 76% dos consumidores e 85% dos millenials dizem que compraram um produto ou serviço depois de assistir a um vídeo.

Os benefícios do vídeo marketing vão além. Para 21% dos consumidores e 29% dos millenials, o vídeo mostrou ser a forma de conteúdo mais memorável. Na comparação com outros formatos de publicidade, ele é a forma mais atraente para 56% dos millenials.

Como sabemos, essa geração gosta de redes sociais. Por isso, a máxima “se não é móvel e social, não está acontecendo” se aplica aqui.

Este é um dos principais benefícios do video marketing e que chamam a atenção dos millenials: os vídeos podem ser compartilhados em redes sociais. Em outras palavras, em questão de segundos e com apenas um clique no botão de compartilhamento uma ação pode viralizar.

Por isso, mesmo que os millenials não sejam propriamente o consumidor de um produto específico, eles podem fazer uma campanha ir muito longe. Mas, claro, não basta simplesmente lançar uma estratégia em video marketing e esperar a mágica acontecer. É fundamental adicionar dois ingredientes básicos.

Duas características dos vídeos para millenials

Os benefícios do vídeo marketing só serão sentidos por essa geração se eles:

1 – Estiverem no centro das atenções

Uma das maneiras mais fáceis de usar os benefícios do video marketing para millenials é colocar o poder nas mãos desses consumidores. Como? Fazendo com que os espectadores sintam-se dentro da história sendo apresentada no vídeo. 

Vídeos em 360 graus e tecnologias como Realidade Aumentada são, além de cativantes, muito eficazes nessa tarefa.

2 – Conseguirem manter-se focados

Millenials são conhecidos por terem dificuldade de reterem atenção. Portanto, a fim de evitar que fiquem entediados e se afastem, os primeiros segundos do vídeo precisam causar um grande impacto.

Verifique se o seu vídeo é visualmente atraente e se o engajamento é estabelecido desde o início. O 3D consegue cumprir esse papel, como você pode conferir neste vídeo da Jacto.

Concluindo

Para usufruir dos benefícios do video marketing para millenials, lembre-se de usar e abusar das emoções das pessoas. Conte histórias, mostre sua empresa e seus produtos, mas envolva seu público.

Tenha em mente também que com a atenção sendo cada vez mais artigo de luxo, o objetivo das campanhas vai além da atração: é preciso pensar em estratégias que mantenham o público atento até o final.

Gostou deste artigo? Aproveite que está aqui e conheça nossos outros materiais no blog da Signia Digital. E se este post foi útil a você, fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas.