Project Case | Motorola Demo Mode

O demo mode, ou modo de demonstração, fornece uma visão geral das características de um smartphone. Na prática, quando uma pessoa vai até uma loja, é graças ao demo mode que ela consegue ver as principais características do produto que está exposto. O aplicativo também fica disponível nas configurações do aparelho, podendo ser acessado pelo usuário mesmo após a compra.

A Motorola precisava desenvolver o demo mode de três linhas: G8 Play, G8 Plus e One Macro. Até então o trabalho era todo executado internamente, mas a empresa decidiu procurar a Signia Digital para ajudar.

Ambas as organizações iniciaram uma parceria no final de 2017. Desde então, o portfólio de projetos desenvolvidos para a Motorola incluem – até o momento – um trabalho relacionado a vídeo e imagem para lançamento global da linha G6 e um de Realidade Aumentada para a G7.

A criação de um demo mode seria algo inédito na Signia. Por gostar de desafios a equipe decidiu aceitá-lo, e o resultado contamos neste case:

A escolha

A Motorola buscava um olhar diferente para o demo mode, por isso optou por realizar o trabalho com a ajuda de uma outra empresa. Mas, por que a Signia Digital?

Se por um lado a Signia não tinha experiência no desenvolvimento de demo mode, por outro possui um time multidisciplinar e especializado em diversas áreas. Como a Motorola sabia disso pelas experiências anteriores, decidiu investir na empresa novamente mesmo sabendo que seria a primeira vez que esse tipo de projeto seria executado pela equipe.

O projeto

Para cada celular foi desenvolvidos um demo mode, sendo que para cada modelo foram 4 features mais uma tela Tech Specs, a qual apresenta as informações técnicas do produto. O projeto levou cerca de dois meses e meio para ser finalizado.

Paulo Guli Petry, diretor criativo da Signia, foi o responsável pela execução e fala um pouco da experiência: “não só desenvolvemos os cards que têm dentro do projeto, como também desenvolvemos os conceitos criativos”.

Ele explica que o trabalho foi basicamente de usabilidade (UX) e interface. O arquivo final entregue para a Motorola foi um protótipo, ou seja, somente as imagens. “É como se fosse uma apresentação de Power Point que você consegue clicar em um botão. Utilizamos o Adobe XD que permite que o material seja passado de uma forma mais prática para a equipe de programação”, detalha Guli.

O protótipo foi desenvolvido pela Signia, mas a decupagem do material (a parte da programação) foi toda realizada pela Motorola (que também fez o 3D). Guli destaca a atenção que receberam, pois, como ele diz, “o projeto foi possível porque foi executado em parceiria entre as equipes da Signia e da Motorola”.

Sobre as features desenvolvidas, ele conta também que a Motorola mandou referências de experiências que precisavam ser mostradas de forma interativa, ou seja, possibilitando ao usuário arrastar ou clicar em imagens ou botões. Por sua vez, a Signia ficou responsável pela ideação, pelo tipo de imagem a ser utilizada e por como mostrar cada uma das features. Cada passo era validado com a Motorola.

“O que fizemos foi desenhar as ideias. Criamos um protótipo e eles executaram de acordo com o que desenhamos”, resume Guli.

Confira algumas das features desenvolvidas:

Função night vision

Bateria

Som

Wide angle

Os desafios

Justamente por ser um trabalho que não havia sido realizado pela Signia Digital anteriormente, este projeto com a Motorola representou diversos desafios.

“Na verdade, ambos os lados tiveram que aprender. Para nós, foi um tipo de serviço muito específico e acabou sendo um material diferente de qualquer expectativa que tínhamos sobre o que fazer. Para eles, foi o de saber como nos passar as instruções”, resume o diretor criativo da Signia.

Para a execução do projeto, a equipe da Signia teve que aprender a fundo os requerimentos, as necessidades e as restrições da Motorola. Por exemplo, Guli conta que para o tipo de experiência proporcionada pelo demo mode, a Motorola não permite que a câmera do celular seja aberta em um shopping, pois não tem como garantir que a iluminação do ambiente seja boa.

Ainda, todo o trabalho foi desenvolvido em inglês para ser também aproveitado em outros idiomas. A Motorola possui uma equipe de localization responsável por fazer as traduções, e o desafio foi o de reservar espaço de texto para que, na hora de uma tradução, dependendo do idioma o layout não quebrasse.

Próximos projetos

O projeto foi bem coordenado com a Motorola, e para a Signia representou mais um desafio vencido com sucesso. “Foi o primeiro trabalho de usabilidade que executamos, e a confiança que a Motorola depositou na equipe nos incentivou. Hoje entendemos o que é demo mode, as necessidades da Motorola e estamos prontos para fazer mais”, comemora Guli.

De fato, a parceria com a Motorola continua e mais projetos – inclusive de demo mode – estão sendo executados pela Signia Digital.

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