Case de Projeto | Randon utiliza Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Grupo Randon utiliza Realidade Virtual e Realidade Aumentada para mostrar seus produtos em feira

A Randon é a maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina e está posicionada entre os maiores do mundo. Fundada em 1949, fabrica diferentes tipos de equipamentos entre semirreboques, reboques e carrocerias, nas modalidades graneleiro, carga seca, tanque, basculante, silo, frigorífico, canavieiro, florestal, sider, furgão, entre outros.

A companhia, de Caxias do Sul (RS), é atualmente um conglomerado composto pelas empresas:

  • Randon Implementos
  • Randon Veículos Ltda.
  • Fras-Le S/A
  • Master Sistemas Automotivos Ltda.
  • Jost Brasil Sistemas Automotivos Ltda.
  • Suspensys Sistemas Automotivos Ltda. 
  • Castertch
  • Randon Consórcios
  • Banco Randon

Os produtos do grupo são reconhecidos globalmente.

Objetivos da Randon

A Randon iria participar da feira Fenatran, na cidade de São Paulo, em 2019. Com os objetivos de apresentar o lançamento de 10 implementos (que são as carrocerias dos caminhões), mostrar em detalhes peças dos caminhões e criar ações que aumentassem o engajamento da marca com seu público e atraísse visitantes, a empresa procurou a Signia Digital.  

Os desafios principais eram:

  • Encontrar uma maneira de apresentar as peças não visíveis a olho nu
  • Mostrar ao público os novos implementos.

Para isso, a Signia desenvolveu quatro aplicativos de Realidade Aumentada e um de Realidade Virtual. Todo o projeto foi executado em 30 dias. É esta história que contamos a você.

Projeto: Realidade Virtual (Virtual Reality – VR)

Imagine deslocar de Caxias do Sul para São Paulo dez implementos (carrocerias) para serem apresentados em uma feira. Além de ser inviável por questões de espaço físico no estande, o transporte custaria muito dinheiro e teriam riscos envolvidos. Por outro lado, como mostrar ao público as dez carrocerias e seus detalhes?

A solução encontrada – tanto pela conveniência quanto pela inovação – foi o uso de Realidade Virtual. Nessa ação, os visitantes puderam ter uma experiência imersiva analisando os novos implementos individualmente. Para cada modelo, um detalhe era destacado.

A Signia Digital desenvolveu todo o ambiente virtual, composto por três galpões. A decisão pelo número de galpões não foi por acaso: quando todos os implementos eram colocados em um único galpão virtual, a imagem travava e não acompanhava o olhar da pessoa. Ao dividir-se os caminhões por galpões, o carregamento das imagens passou a acontecer rapidamente e a experiência não foi prejudicada.

O vídeo a seguir mostra a experiência experimentada pelo visitante:

Como você pode ver, com o óculos o visitante podia “caminhar” por cada galpão, olhar ao redor, chegar perto das carrocerias e verificar detalhes diferentes em cada uma delas.

Detalhes do projeto de Realidade Virtual

A Randon enviou os modelos CAD para a Signia. Os arquivos foram utilizados como referência, pois para que as imagens ficassem mais otimizadas (mais leves), sem perder a qualidade e aparência do real, os profissionais tiveram que remodelar cada modelo. Para isso, era necessário escolher quais partes do produto receberiam mais destaque e seriam evidenciadas na experiência de VR.

A fim de fazer essa escolha, a equipe da Signia levou em consideração o projeto enviado pela Randon. Por exemplo, quando o objetivo era mostrar um eixo, o mesmo tinha que apresentar muito mais detalhes que o restante do caminhão.

Um dos desafios na parte de VR foi com relação ao plugin original do óculos, pois a Signia acabou encontrando vários problemas. Para resolvê-los, um de seus profissionais teve que recriar funções para o aparelho.

Projeto Realidade Aumentada (Augmented Reality – AR)

Marcadores

Além dos dez implementos apresentados ao público de forma virtual, a Randon levou para a Fenatran quatro carrocerias físicas. Cada uma delas tinha marcadores nos quais o usuário, após acessar o aplicativo de AR criado pela Signia, apontava a câmera do dispositivo móvel e conseguia ver, em Realidade Aumentada, detalhes da peça em questão, além de informações escritas.

No total, a Signia Digital criou 25 marcadores e 25 itens de descrição (variando entre vídeos e AR).

Brindes

A Randon também queria que seus visitantes levassem os dez implementos para casa. Em um primeiro momento, a empresa pensou em produzir miniaturas físicas. Mas após conversa com a Signia optou-se por um aplicativo de AR.

Os visitantes receberam como brindes porta copos com um marcador. Ao baixarem o aplicativo desenvolvido pela Signia e apontarem a câmera do dispositivo móvel para o objeto, a pessoa tinha, na sua frente, versões em tamanho menor dos implementos lançados. Ou seja, o desejo de dar ao visitante a oportunidade de levar os lançamentos para casa foi realizado.

Catálogos

Os catálogos da linha Suspensys também tinham funções em Realidade Aumentada. Neste caso, o visitante apontava o dispositivo móvel para o folder e conseguia ver os eixos dos caminhões.

CTR

A mesma tecnologia de AR foi utilizada para mostrar ao público o CTR – Centro de Testes da Randon (pista de testes), de uma maneira que fugisse do tradicional vídeo.

Ao apontar a câmera do tablet para um totem no estande da empresa, o visitante visualizava as diversas pistas do CTR em 3D. Cada pista mostrava suas próprias características. Para visualizar as particularidades o participante clicava no tablet e conseguia ver fotos, vídeos e textos que destacavam – também em AR – os detalhes.

Ao mesmo tempo em que o visitante conseguia ver a pista em Realidade Aumentada na sua frente, a mesma era espelhada em uma televisão.

Detalhes do projeto de Realidade Aumentada

Muito do que foi feito para Realidade Virtual foi reaproveitado para Realidade Aumentada. Como exemplo, a remodelagem das imagens. A diferença é que se para o VR a visualização é mais genérica para a AR ela precisa ser mais específica.

Por esse motivo, a equipe da Signia teve um esforço maior para pegar as imagens, deixá-las com bom desempenho e manter a qualidade nos detalhes.

Outro desafio em Realidade Aumentada foi com relação ao aplicativo de AR para os brindes distribuídos pela Randon. Como o app seria baixado pelo público em geral, ele tinha que ter menos que 100 megabytes pela Google Play. Como solução, foi necessário buscar por maneiras de otimizar a performance. A Signia conseguiu chegar no tamanho de 98 mb.

Resultados

Sobre a Realidade Virtual, que forneceu uma experiência completamente diferente do 360º – o qual a maioria das pessoas estava acostumada a vivenciar em feiras -, os feedbacks obtidos pela Signia Digital foram bem positivos.

A ação causou impacto nos clientes da Randon, especialmente porque eles conseguiram ser imersos em uma experiência em primeira pessoa de alto realismo, dando-lhes a impressão de estar dentro de um galpão físico.

O mesmo retorno positivo tiveram os aplicativos de Realidade Aumentada desenvolvidos pela Signia. Os marcadores que estavam nos implementos físicos, por exemplo, ajudavam a equipe de vendas da Randon a apresentar as novas tecnologias, os upgrades e os detalhes impossíveis de serem vistos a olho nu.

A ação deu tão certo que todos esses projetos executados pela Signia receberão melhorias ao longo do ano, para que os vendedores da Randon possam continuar contando com a tecnologia como ferramenta auxiliar na hora de demonstrar produtos.

A empresa também pediu que o aplicativo para apresentação do CTR fosse publicado na Apple Store e na Google Play.

Destaques gerais do projeto

  • Todos os conteúdos dos aplicativos foram desenvolvidos pela Signia, incluindo vídeos, 3D, animações e textos;
  • Além dos vídeos inseridos nos aplicativos, a Signia também produziu seis vídeos para rodarem em telões no estande da Randon;
  • Praticamente todos os profissionais da Signia se envolveram no projeto em algum momento;
  • A boa comunicação entre toda a equipe da Signia foi um ponto alto. Graças a isso as dificuldades foram superadas e o projeto foi entregue com qualidade e dentro do prazo.

Credits

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