SEW-Eurodrive: Signia Digital desenvolve aplicativo para configuração de peças e Realidade Aumentada

SEW Augmented Reality

A SEW-Eurodrive é um dos maiores fabricantes de motores elétricos e motoredutores do mundo. Fundada em 1931, está presente em mais de 47 países e conta com mais de 16 mil funcionários. A empresa possui uma ampla gama de produtos, dentre eles, motoredutores, redutores, motores, componentes para a instalação descentralizada, acionamentos com controle eletrônico, motoredutores mecânicos de velocidade variável e outros.

Graças a um sistema modular, a SEW possibilita que o cliente tenha à sua disposição várias combinações para montagem de redutor. Isso é uma característica muito positiva para o público, mas havia um ponto que precisava ser resolvido.

O problema

Quando o cliente escolhe um redutor, existe uma série de opções a serem definidas para formar a peça final. Esse processo de montagem de peças ocorre em cinco etapas, descritas mais abaixo.

Isso significa que toda vez que o cliente faz uma escolha, existe uma combinação disponível a partir da opção selecionada. A questão é que a SEW tem mais de 1500 combinações diferentes.

“Imagine pegar um catálogo e manualmente olhar peça por peça, ou procurar as configurações nas tabelas?”, questiona Sérgio Silva, coordenador de novos negócios da Signia Digital.

Além do tempo gasto, qualquer falha nesse processo manual poderia resultar em uma combinação que não daria certo. É aí que a Signia Digital entra em cena.

A solução

Quando a SEW procurou a Signia, a ideia inicial era a de desenvolver um aplicativo de Realidade Aumentada para demonstrar o produto. No entanto, após ter entendido como funcionava a montagem de peças, a Signia sugeriu um aplicativo que, além de RA, tivesse um configurador de produtos.

“O projeto começou pequeno e foi crescendo, pois à medida que entendíamos a necessidade da SEW percebemos que poderíamos contribuir mais. Hoje o aplicativo também tem funções como enviar e-mail para empresa, tirar foto, mandar mensagens via WhatsApp etc.”, conta Sérgio.

O app foi desenvolvido para ser utilizado em três idiomas: inglês, alemão e português. Sua abrangência é ampla, pois é utilizado tanto pela força de vendas quanto pelo cliente final para que ele consiga configurar o produto por conta própria. 

O funcionamento do aplicativo

Neemias Watzko, coordenador de projeto de Realidade Aumentada da Signia, conta que a equipe tinha três missões para trabalhar em um único aplicativo:

  • Realidade Aumentada;
  • Configurador de produtos;
  • Relatório por geolocalização de quantas e quais combinações eram feitas.

Para entender o funcionamento do app, Neemias explica que ao acessá-lo o usuário tem as opções de ir direto para a Realidade Aumentada, ver o catálogo ou montar o redutor.

Com relação à montagem da peça, ele esclarece que com o aplicativo de RA instalado em um dispositivo móvel, tanto o vendedor quanto o cliente, ao apontar o aparelho para o catálogo de produtos, consegue selecionar suas peças. As etapas que o usuário passa são:

  1. Opção de entrada;
  2. Opção de planetário;
  3. Opção de saída;
  4. Opção de acessório;
  5. Opção de tamanho.

Após confirmar a peça montada, a mesma é visualizada na tela do dispositivo móvel. Graças ao 3D a peça move-se para que todos os detalhes sejam analisados como se ela estivesse disponível no ambiente real.

“Existe uma física por trás da animação que o usuário vê no aplicativo. A SEW nos passou a velocidade de transferência de cada peça. Portanto, cada movimento visualizado no aplicativo corresponde 100% ao movimento que a pessoa enxerga ao ver a peça funcionando na realidade”, ressalta Neemias.

Desafios do projeto

Neemias conta que um dos desafios do projeto foi com relação ao idioma: “além do português, tivemos que desenvolver uma interface que servisse tanto para o inglês, que utiliza palavras curtas, quanto para o alemão, com palavras mais extensas”.

Outro desafio diz respeito ao próprio configurador de produtos. “Recebemos várias imagens e tabelas para entender como cada item se encaixava. Por exemplo, se em uma etapa a pessoa escolhe a peça X, na próxima ela só pode selecionar dentre aquelas que forem compatíveis com a escolha anterior. A programação dessas regras e exceções resultou em 1500 linhas de código. Nossa atenção tinha que ser redobrada para não ter erros”, detalha Gustavo Dietrich, desenvolvedor de Realidade Aumentada.

O relatório por geolocalização também foi um desafio para a equipe da Signia. Inicialmente, após a peça montada o usuário era direcionado para um site para obter mais detalhes e fazer a compra.

Porém, durante o desenvolvimento do relatório, houve a descoberta de que algumas peças não eram direcionadas para uma página web, pois eram consideradas como “peças não padrão”.

“Chegamos em um acordo com a SEW que todas as peças teriam que ir para um site. Quando uma peça é padrão, o usuário é direcionado para a página da SEW. Quando não é padrão, o direcionamento é feito para uma página interna da Signia. Desse modo, a SEW consegue ter um relatório exato da quantidade de peças e dos locais que as mesmas foram solicitadas”.

Impressões finais do projeto

Na opinião de Neemias este é o aplicativo mais robusto desenvolvido pela Signia até o momento. “Para quem usa, parece algo simples, mas a construção por trás da inteligência e a complexidade das funcionalidades representaram um grande desafio para nossa equipe. Ver o aplicativo funcionando e saber do impacto que ele terá para a SEW em todo o mundo nos deixa com a sensação de dever cumprido”, destaca.

A mesma sensação é compartilhada por Sérgio: “os desafios e as diversas mudanças que foram surgindo resultaram em um trabalho compensador para toda a equipe. Principalmente, mostramos que temos capacidade de crescer um projeto pelo número de vezes que for necessário para desenvolver e entregar algo que realmente traga valor aos nossos clientes”, conclui.

Confira algumas imagens do aplicativo:

Credits

Gestor de ContasSérgio Silva

Desenvolvimento RANeemias Watzko & Gustavo Dietrich 

UI/UXMarcus Vinicius

Animação 3DCadu Puccini

Modelagem e Texturização 3DRafael Nicolazzi

Modelagem e Animação 3DMárcio Engelke

Cases de projetos

Fornecer aos nossos clientes recursos visuais da mais alta qualidade dentro do prazo e do orçamento é nossa maior prioridade.

Saiba mais sobre como o hiper-realismo vem impactando nossos clientes, como nossos projetos são criados e conheça nossos trabalhos mais recentes.

Ver Cases de projetos