Whirlpool e Signia Digital: produção de imagens e vídeos para Brastemp desde 2012

A Whirlpool Corporation no Brasil é o negócio de eletrodomésticos da Whirlpool S.A., subsidiária da Whirlpool Corporation – maior fabricante de eletrodomésticos do mundo -, presente no país com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid.

A Signia Digital tem um longo histórico de trabalho com a Whirlpool. A seguir contamos um pedaço dessa história e mostramos alguns de nossos projetos com um de seus braços, a Brastemp.

Como começou

A Whirlpool foi o primeiro cliente da Signia Digital. Cadu Puccini, sócio cofundador e diretor de Tecnologia da Signia, conta que em 2012 a companhia o procurou para fazer a renderização 3D dos purificadores de água. A demanda foi crescendo e a própria Signia foi aumentando de tamanho à medida que ganhava novos clientes.

Portanto, desde aquela época a Signia tem desenvolvido imagens com a técnica CGI (Computer Generated Imagery, ou Imagens Geradas por Computador) e vídeos técnicos com instruções de uso para a Brastemp. Os projetos têm atendido às áreas de marketing, manufatura e engenharia.

Trabalhos realizados – imagens

É praticamente impossível contabilizar o número de imagens que a Signia Digital tem desenvolvido para a Brastemp desde 2012. Isso porque já foram criados materiais para todas as categorias de produtos da marca (como cooktop, fogão, forno, micro-ondas, refrigerador, purificador de água, lava-louças, lavadora de roupas etc.).

Dentre os trabalhos realizados, Cadu destaca o projeto para o frigobar Brastemp Retrô. Na ocasião, as imagens do produto da Brastemp foram desenvolvidas em 3D pela Signia e, em seguida, inseridas em fotos de ambientes (junção de 3D com imagem).

Para que a inserção fosse feita da forma mais natural possível, levou-se em consideração questões como proporção do eletrodoméstico com relação ao ambiente e demais móveis, a sombra do Retrô etc.

Tudo isso porque, para que realmente tenha o efeito desejado, o 3D deve sempre apresentar o mais alto grau de realismo.

A Signia também desenvolveu imagens para 11 modelos de refrigeradores, sendo que para cada modelo há ainda algumas variações.

Para o purificador de água – e mais uma vez focando no realismo – Cadu conta que um dos desafios foi fazer com que o líquido ficasse integrado com o produto e representasse o copo da maneira que a Brastemp gostaria (exemplo: copo gelado).

O mesmo realismo é possível perceber também na imagem desenvolvida para a adega, respeitando, por exemplo, a escala das garrafas.

Trabalhos realizados – vídeos

A Signia Digital desenvolveu vídeos para atender também aos setores de manufatura e engenharia. No caso, os materiais foram elaborados para instruir visualmente os técnicos sobre a montagem dos purificadores de água.

O vídeo foi igualmente a ferramenta encontrada pelo marketing para levar mais valor ao consumidor final. Para isso, por solicitação da Brastemp a Signia desenvolveu um vídeo para ser um manual de uso (isto é, com instruções animadas) para o produto B.blend.

Controle

Para conseguir organizar o alto volume de imagens e, dessa forma, fazer uma gestão eficiente, a Signia Digital desenvolveu um sistema para uso interno e especificamente para a demanda da Brastemp. Por meio dela os envolvidos conseguem visualizar tudo o que precisa ser feito, prazos e detalhes.

Dentre os detalhes está o CFM dos produtos. “A Brastemp é muito exigente, e como temos uma parceria de longa data, temos um manual e banco de CFM bem completo. Para nós, isso facilita o trabalho e permite com que uma peça seja desenvolvida o mais rápido possível”.

Credits

AssetsCadu Puccini, Denis Bassi and Marcio Engelke

Animation Cadu Puccini

Look Dev and Shaders – Marcio Engelke, Cadu Puccini, Francisco Deucher and Fernando Gomes

Finishing – Francisco Deucher, Marcio Engelke, Cadu Puccini, Marcus Vinicius and Fernando Gomes

Archviz – Denis Biassi, Francisco Deucher and Marcio Engelke

Cases de projetos

Fornecer aos nossos clientes recursos visuais da mais alta qualidade dentro do prazo e do orçamento é nossa maior prioridade.

Saiba mais sobre como o hiper-realismo vem impactando nossos clientes, como nossos projetos são criados e conheça nossos trabalhos mais recentes.

Ver Cases de projetos
Voltar