Engajamento do cliente: estratégias para apoiar sua empresa

Toda empresa é hoje uma empresa de tecnologia. A frase é uma tradução do título de uma matéria do The Wall Street Journal e explica como as novidades da área de tecnologia têm feito empresas readequarem-se. E por readequação entende-se o fato de que organizações que pensam no futuro já estão adotando ações que abraçam as novidades tecnológicas.

Se você pensa que o que foi dito até aqui está restrito ao setor de TI, o qual primariamente é visto como o que mais entende de tecnologia, temos uma notícia: o que escrevemos nessas poucas linhas tem tudo a ver com aquilo que está na lista de preocupações de profissionais de marketing: o engajamento do cliente.

Conhecido no idioma inglês por Customer Engagement, o engajamento do cliente tem a ver com aproximar seu público-alvo da sua empresa, por meio de estratégias que criem relacionamento para promover lealdade e consciência da marca.

COMO A TECNOLOGIA AJUDA NO ENGAJAMENTO DO CLIENTE?

No artigo 4 Predictions on the State of CustomerEngagement in 2019 (4 previsões sobre o estado do envolvimento do cliente em 2019), o autor, Raju Malhotra, cita a utilização da Inteligência Artificial. Nas palavras dele “quando o Facebook anunciou pela primeira vez a integração do chatbot com o Messenger em 2016, muitos consideraram que seria o fim do atendimento ao cliente”.

Como ele comenta no mesmo artigo, “94% dos tweets de marcas não são respondidos e, a cada ano, os clientes esperam uma interação mais direta com as marcas e exigem respostas rápidas”. Para o autor, a Inteligência Artificial entra em cena para melhorar o engajamento do cliente com interações instantâneas.

A utilização de dados é outro ponto citado por Raju Malhotra. Ele escreve que “a equipe de atendimento ao cliente tem dados sobre os produtos que um cliente possui, o que eles gostam, o que não gostam e a probabilidade de continuar comprando de sua marca. O Gartner descobriu que até 2020 mais de 40% de todos os projetos de análise de dados estarão relacionados a um aspecto da experiência do cliente”.

Além dessas duas previsões que destacamos do artigo (as outras duas você pode conferir aqui), pense no vídeo marketing, uma estratégia que até tempos atrás muitas empresas não davam bola. Como comentamos em outro post, o consumo de vídeos está crescendo e, com isso, diversos profissionais de marketing já entenderam que quando falamos em engajamento do cliente o vídeo funciona como gatilho para o envolvimento entre uma empresa e seu público.

Ainda no que diz respeito à tecnologia, é graças à Realidade Aumentada (AR) que o cliente consegue, em uma estratégia de marketing de vídeo, visualizar o produto de maneira imersiva. Aliás, para se aprofundar no assunto e ver outras maneiras de utilização da RA para engajamento do cliente, recomendamos a leitura do eBook Como criar engajamento usando Realidade Aumentada.

Mas, claro, tratar de customer engagement é incluir também diversas outras estratégias apoiadas pela tecnologia, como as Imagens Geradas por Computador e a Realidade Virtual. Sobre este último, mostramos em um de nossos artigos a estratégia de engajamento nos catálogos de produtos. Recomendamos a leitura do post.

CONCLUINDO

Ações centradas no relacionamento com o cliente são essenciais, assim como é igualmente importante empresas entenderem que consumidores são cada vez mais atraídos por formas diferentes de interação (e são cada vez mais exigentes quanto à qualidade dessa interação). E é aí que a tecnologia exerce um papel fundamental, fornecendo ferramentas para levar o engajamento do cliente a um outro patamar.

Caso você se interesse pelo assunto e queira saber mais, entre em contato conosco ou deixe um comentário. Acesse também o eBook Como criar engajamento usando Realidade Aumentada e confira outros exemplos apoiados pela tecnologia.