A publicidade sempre foi uma área desafiadora. No entanto, a impressão que temos é que anos atrás era algo menos complicado: um anúncio em um jornal, uma foto de um novo modelo de relógio entre uma reportagem e outra em uma revista, um outdoor na esquina e a propaganda no intervalo de um filme.
Hoje podemos continuar fazendo tudo isso, afinal sabemos que a publicidade tida como tradicional não morreu. A diferença é que podemos inserir outros meios, como uma propaganda no YouTube, um banner em um site ou um anúncio pago nas redes sociais. Se do passado para cá o marketing mudou muito, algo continua exatamente igual: as mensagens estão em todo lugar.
Mas, algo mudou
Isso mesmo! Um componente dessa história mudou o jogo e trata-se justamente da pessoa que você quer atrair para seu negócio. Estamos falando do seu cliente potencial. E qual o papel do seu cliente/consumidor nisso tudo?
Simplesmente é ele que tem o poder de ignorar completamente seu anúncio no YouTube ou em podcasts após alguns segundos, ou até mesmo de colocar um bloqueador de anúncio – o ad blocker – para bloquear aqueles banners que poluem as páginas e podem deixá-las lentas.

O problema todo é que muitos bloqueadores afetam os sites das empresas de maneiras inesperadas. Por exemplo, caso o site tenha alguma falha de desenvolvimento eles podem impedir o carregamento de elementos não promocionais.
Então, o que fazer?
Primeiro, vamos aos fatos
Uma pesquisa realizada pela Visual Objects constatou que:
- Quase dois terços dos entrevistados (64%) bloqueiam apenas anúncios em computadores, o que aumenta as oportunidades de publicidade para celular.
- A maioria das pessoas com bloqueadores de anúncios ativados (65%) os usa há pelo menos 1 ano, indicando que a tecnologia veio para ficar (os ad blockers surgiram por volta de 2003).
- É improvável que mais da metade das pessoas com bloqueadores de anúncios (56%) clique nos anúncios em geral.
- Mais da metade dos entrevistados (51%) fica mais frustrada com os anúncios em vídeo que interrompem o streaming.
- Quase metade das pessoas (47%) bloqueia anúncios porque interrompe a atividade de navegação.
- Praticamente um terço (28%) usa um ad blocker em um dispositivo móvel e apenas 8% bloqueiam anúncios em dispositivos móveis e computadores.
Dentre os motivos para as pessoas instalarem plug-ins de bloqueadores estão:
- Limitar interrupções (47% dos entrevistados)
- Aumentar o controle sobre a experiência on-line (22%)
- Evitar anúncios irrelevantes (18%)
- Desejar ter mais controle sobre sua experiência de navegação (22%)
- Evitar anúncios inúteis ou irrelevantes (18%)
- Sentir-se desconfortável com anúncios que mostram produtos do histórico de navegação dos usuários (12%).

Conforme explica o mesmo artigo na página do Visual Objects, empresas precisam estar cientes dos bloqueadores de anúncios e codificar seus sites de modo que o que precise ser exibido não acione o bloqueador de anúncios. Em outras palavras, para garantir que um ad blocker não atrapalhe a experiência do seu site, a dica é trabalhar com empresas e desenvolvedores web que realmente entendam do assunto.
E quando falamos de anúncios de modo geral, vem também a pergunta:
Como tornar anúncios mais atraentes?
Muito provavelmente você mesmo não goste de pop-ups pulando na sua tela e de banners piscando alguma promoção. A não ser que seja um comercial no intervalo do Super Bowl, é bem provável que tampouco goste das propagandas que passam na TV (e com certeza não ficaria feliz caso a Netflix passasse a ter comerciais nos meios de seus filmes ou séries).
Então, se anúncios não são exatamente a sua praia, o que sua empresa pode fazer para atrair a atenção do seu cliente? São várias as respostas, mas aqui queremos nos focar em uma: marketing de experiência (também conhecido por marketing de engajamento).
Como o nome sugere, o objetivo do marketing experiencial é o de criar experiência entre marca e seus consumidores/clientes. Para muitos especialistas a estratégia é a resposta ideal para marcas que buscam um envolvimento mais atraente com seu público.
Via de regra, para o marketing de engajamento, quando uma empresa proporciona uma experiência memorável, positiva ou até excepcional a seus clientes/consumidores, ela aumenta a probabilidade de que eles compartilhem sua marca em seu círculo. E, como você já sabe, o famoso boca a boca tem muito mais aceitação em comparação com qualquer publicidade tradicional.
Marketing de experiência nos anúncios, é possível?
As redes sociais fazem parte do nosso dia a dia e é fato que anúncios bem feitos geram aumento na receita. Os social ads, portanto, merecem nossa atenção. Mas como trazer o elemento da “experiência” para um anúncio?
Bom, o marketing de engajamento trabalha com alguns pilares, sendo que um deles é o da percepção. Nesse caso, a pergunta é: quais sentidos a experiência quer evidenciar? Por exemplo, sua empresa pode fazer um anúncio com carrossel de imagens ambientadas hiper-realistas como essas da Docol:
Docol Argon Niquel Docol Bistro Niquel Docol Edge Grafite Docol Heaven Niquel Docol Technoshower grafite Docol Bistro Cobre
Ou, quem sabe, fazer um social ad com um vídeo curto, mas atrativo, para um lançamento de produto. Como CTA, o cliente pode começar a ver o anúncio na rede social e vê-lo de forma completa em uma landing page do lançamento, por exemplo.
Para que seu vídeo se destaque, você pode apostar na renderização 3D. Foi o que fez a Motorola como estratégia de lançamento de uma de suas linhas:
Além disso, você sabia que é possível fazer anúncios com Realidade Aumentada no feed do Instagram e Facebook? A primeira marca a testar a estratégia foi a Michael Kors. Na ação, as pessoas podiam experimentar os óculos através da RA. Aliás, a Realidade Aumentada ganha cada vez mais força no marketing de experiência.
Caso você queira entender melhor o que é Realidade Aumentada e todo o seu potencial, em nosso blog temos bastante material sobre o tema, incluindo cases de projeto.
Ligando os pontos
Começamos este post falando sobre bloqueadores de anúncios porque sabemos o quanto empresas investem em anúncios e o quanto a estratégia – quando bem planejada e executada especialmente em mídias sociais e no Google – realmente traz bons retornos. Mas se tem algo que está muito claro atualmente é que clientes e consumidores não querem perder tempo.
O marketing de engajamento tem muito a agregar aos anúncios, pois parte da premissa de que precisa oferecer uma experiência diferente ao cliente/consumidor. E para quem acha que a estratégia tem mais a ver com B2C, garantimos que ela pode ser explorada amplamente pelo mercado B2B também. Se quiser entender um pouco melhor, recomendamos este post.
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