Como melhorar a experiência do consumidor online?

De acordo com a ABComm, em 2019 o comércio eletrônico no Brasil deve alcançar R$ 80 bilhões em vendas, o que representa uma alta de 16% em relação a 2018. 

Com o aumento na venda no ambiente virtual cresce também a competitividade. Hoje em dia, varejistas online que querem se destacar já sabem que a dupla de “preços atrativos e qualidade nos produtos e serviços” não basta.

É preciso pensar na experiência do consumidor de forma completa. Isso significa que, do visual à usabilidade, cada elemento é crucial para tornar a experiência melhor.

Como impactar a experiência do consumidor?

Cada ponto de contato do cliente com sua marca deve ser arquitetado. Desde a forma como seus produtos/serviços são comercializados, o design do site, os anúncios, os e-mails enviados, as postagens em redes sociais, as imagens utilizadas, as interações via telefone ou chat, enfim, tudo deve ser muito bem planejado.

Quanto aos esforços do marketing, pense em cada um deles como uma extensão da sua marca que ajuda a projetar a experiência do consumidor. Analise como cada interação entre consumidor e empresa ajuda a contar a história da sua marca e a influenciar o modo como um cliente percebe seu negócio.

Como aqui neste artigo estamos falando mais especificamente do comércio eletrônico, para este momento observe a interação do seu cliente com sua página virtual. A seguir discutimos dois pontos importantes.

Experiência do consumidor: oriente o comprador

Uma das necessidades de todo comprador é ser orientado para o produto certo no menor tempo possível. Sabe aquela história de “criar uma necessidade no cliente”? É basicamente isso que seu site deve fazer.

Muitos comércios eletrônicos já adotam a tecnologia de Inteligência Artificial e Machine Learning. Quando um comprador insere algum produto no mecanismo de pesquisa a tecnologia aprende sobre seus desejos, necessidades e comportamentos.

Assim, o próprio site pode sugerir outros itens ao comprador, inclusive criando novas necessidades, orientando o cliente sem que ele se dê conta de todo esse processo.

Experiência do consumidor: capture a atenção

Não basta orientar o comprador. É preciso que sua atenção seja retida. Se você acompanha o blog e o trabalho da Signia Digital, já sabe o quanto damos valor aos vídeos e imagens de produto.

Não é para menos, afinal, em um ambiente eletrônico, como o consumidor consegue ver detalhes de um produto se não for pelo sentido visual? Então, para capturar a atenção do seu público no e-commerce e em websites, aposte no conteúdo visual. Para isso, conte com as imagens hiper-realistas geradas por computador.  

E já que a experiência do consumidor busca melhorar o engajamento, possibilite a interação real entre seu cliente e seu produto/serviço por meio da Realidade Aumentada. Dois artigos que podem ajudar:

No início do artigo falamos em melhorar a experiência do consumidor. Especificamente o marketing pode fazer isso desenvolvendo materiais que chamem a atenção pela riqueza de detalhes e por trazer um elemento surpresa.

Esse elemento está em tudo que o 3D pode fazer, que é, principalmente, mostrar detalhes de produtos de modo muito mais atraente e o mais próximo possível do real.

Saiba mais

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