Estratégia digital: melhore seu marketing digital de produto

Conforme um artigo na revista Exame, no Brasil somos mais de 120 milhões de pessoas com acesso à Internet. No mundo, passamos dos 3 milhões. Só isso já mostra o porquê de uma estratégia digital ser tão importante nos dias de hoje.

Não que você não soubesse disso, afinal, o marketing digital é uma realidade que não tem como fugir. Apesar disso, muitas empresas ainda pecam na presença online. Algumas acreditam que seu público não está nas mídias sociais, outras acham que um post aqui e outro ali já é mais do que suficiente.

Mesmo que seus cliente não venham das redes sociais, uma presença no ambiente online é importante pelo reconhecimento da marca. Mas não estamos aqui para falar exclusivamente de marketing digital, pois existem empresas especialistas no assunto que têm toda a autoridade para discutir o tema.

Nossa missão aqui é abordarmos a estratégia digital de modo geral, algo que engloba o Marketing Digital, mas não se encerra nele (e nem se resume a ele).

“Go digital or go home”

Quando a pauta envolve estratégia digital, estar no Google e nas redes sociais, além de cair na caixa de e-mail dos seus clientes, já saiu da esfera do opcional. Uma coisa é certa: empresas que não são encontradas pelos mecanismos de pesquisa não conseguirão sobreviver em médio prazo.

No entanto, muito mais do que tratarmos de postagens nas redes sociais que mais têm a ver com seu negócio (lembrando que é melhor estar em uma rede e fazer um trabalho bem feito, do que ter presença em todas e não conseguir levar nenhuma realmente a sério), estratégia digital está relacionada a desbravar novas fronteiras e usar inovação e tecnologias para impulsionar seu negócio.

Uma estratégia digital, quando bem pensada, fornece uma experiência melhor para seu cliente. Pense em uma loja virtual, por exemplo. Se o cliente tem dúvidas, com quem ele pode saná-las para se decidir sobre a compra? Os chatbots (assistentes virtuais) têm tudo a ver com melhorar não apenas a experiência do cliente, mas também a interação entre empresa-consumidor.

Portanto, para as organizações, a estratégia digital é um meio de transformar o negócio.

Estratégia digital e tecnologia

A maioria de nós está constantemente conectada via laptop, tablet, smartphone e/ou desktop. Se seus clientes também passam uma parte do tempo online, então, não tem mistério: é online que sua organização também deve estar.

Com uma estratégia digital coesa você consegue alcançar seu público-alvo com mais eficiência, nas plataformas (redes sociais) nas quais ele prefere gastar seu tempo. A questão é simples: se você não encontrar seus clientes onde eles estão (online) outra empresa o fará.

Todavia, em um oceano ocupado por diversos concorrentes, a estratégia digital precisa se diferenciar. A dica aqui é encontrar maneiras de que um vídeo de produto seu destaque-se muito mais do que um vídeo da concorrência.

Para isso, mostre, detalhadamente, o que faz sua empresa ser única. O que torna seus produtos diferentes? Explique tudo isso não só em textos, mas também em imagens e vídeos. Os dois últimos, aliás, são excelentes formas para gerar engajamento.

Aposte na renderização 3D, nas imagens hiper-realista e na realidade aumentada. Por exemplo, já pensou em uma estratégia digital na qual o cliente consegue visualizar o seu produto pelo celular, mas no ambiente físico? A realidade aumentada possibilita isso.

Para mostrar a você como ela funciona, pegue seu smartphone ou tablet e siga as instruções na imagem abaixo:

Realidade Aumentada
Realidade Aumentada

“Torne-se digital ou vá para casa”, mas não esqueça de incluir na sua estratégia digital a utilização das ferramentas que vão atrair os olhares do seu público para sua empresa (e não desviá-los para a do seu concorrente).