Marketing vs. Comunicação: quem faz o quê?

Ao criar um bom engajamento com os clientes uma empresa espera, dentre outras coisas, melhorar sua reputação, aumentar as vendas e fortalecer a marca. Isso pode ser feito com diversas ações de marketing e de comunicação.

Perceba que aqui falamos de dois campos diferentes porque cada um deles tem uma função específica. Como sabemos que ainda tem muita confusão acerca do assunto, neste artigo abordaremos as diferenças entre marketing e comunicação. Vamos conferir?

Entendendo o marketing

Em linhas gerais, o marketing pesquisa, analisa, planeja, executa e mede todas as atividades relacionadas à aquisição de clientes para seus produtos e serviços. Assim, de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele “prepara as pessoas para comprar”.

O marketing ajuda a identificar o consumidor-alvo, encontrar um mercado para o produto/serviço e estabelecer a estratégia de comunicação. Ou seja, ele está focado na venda de um produto ou serviço.  A comunicação, juntamente com a publicidade e relações públicas, faz parte da alçada do marketing.

Entendendo a comunicação

A comunicação é como você entrega as ideias de marketing ao público-alvo. Trata-se da criação de mensagens consistentes da sua empresa em todos os canais. Ainda, podemos dizer que o foco da comunicação é em opiniões e percepções. Um exemplo bem clássico pode ser encontrado na política.

Nas empresas, os planos de comunicação são uma tática dentro do plano de marketing, logo, devem também ser estratégicos. Para isso, é preciso sempre lembrar que uma boa comunicação deve transmitir as mensagens certas que ressoam com seu público.

Diferenças entre marketing e comunicação

Entendemos que a comunicação faz parte do amplo plano de marketing. Mas, se falarmos das diferenças entre as duas competências, temos que:

  • Embora os planos de marketing sejam específicos para clientes, os planos de comunicação podem ser mais amplos, criando mensagens para outras partes interessadas, incluindo funcionários, parceiros, fornecedores, acionistas, enfim, qualquer audiência que possa desempenhar um papel significativo no sucesso dos esforços de marketing.
  • O marketing se concentra em “quem” (no cliente), enquanto a pessoa de comunicação se concentrará em “como” (na mensagem).
  • O marketing envolve a criação de uma estratégia ou plano que uma empresa utilizará para vender seus produtos e serviços. A comunicação se concentra na construção de relacionamentos, interna e externamente, e cria táticas específicas usadas para espalhar a palavra sobre um produto, serviço ou empresa.
  • O marketing envolve o planejamento estratégico para promover uma empresa e seus produtos, enquanto a comunicação faz parte de como a estratégia de marketing é executada.

Resumindo, para entender bem as diferenças entre marketing e comunicação, grave que a comunicação é a mensagem que promove suas estratégias de marketing.

Concluindo

Neste artigo procuramos mostrar as diferenças entre marketing e comunicação, mas é importante entender que para aprimorar seus objetivos de negócios e fortalecer sua marca, ambas as disciplinas devem se complementar.

E caso você precise de estratégias para melhorar o engajamento da sua marca com seus clientes, veja em nosso site como podemos ajudar. Aproveite que está aqui e veja outros materiais disponíveis em nosso blog.

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