Como melhorar a experiência do seu cliente?

Quando falamos em experiência do consumidor, é natural logo pensarmos em empresas que vendem para pessoas, ou seja, os negócios B2C. Mas com um mundo no qual organizações possuem cada vez mais pontos de contato, uma business-to-business deve também ter em sua estratégia o foco no aprimoramento do engajamento e da experiência do cliente.

Isso porque, independentemente de marketing B2B ou B2C, o fato é que toda a negociação ocorre de humano para humano (H2H). Isso significa que se sua empresa vende para outra empresa, é igualmente importante começar o quanto antes a pensar em ações para proporcionar uma melhor experiência ao seu público.

Neste artigo, para ajudá-lo elencamos 5 maneiras de tornar o seu marketing B2B mais atrativo. Confira!

1. Foque no “por quê”

Assim como no B2C, no marketing B2B não adianta encher seu cliente com informações sobre o produto, suas características técnicas e detalhes mais específicos.

Claro que esses dados são importantes, especialmente porque geralmente falamos de um público mais técnico. No entanto, nosso foco aqui é melhorar a experiência por entendermos que, uma vez que sua empresa consiga engajar-se com seu cliente, aumentarão as chances de mais vendas serem efetuadas.

Por isso, quando for divulgar um lançamento ou até algum produto já existente no seu portfólio, verifique se o conteúdo está de acordo com as preferências pessoais de quem irá acessar o material. Em outras palavras, não foque apenas em apresentar detalhes do seu produto, mas procure igualmente mostrar como sua empresa consegue resolver os problemas e atender às necessidades do seu público.

2. Lembre-se do elemento humano

Philip Kotler, em seu livro “Marketing 4.0”, diz que: “acreditamos que o marketing centrado no ser humano ainda é a chave para desenvolver a atração da marca na era digital, já que marcas com uma personalidade humana serão possivelmente mais diferenciadas”.

Como comentamos, ambos, marketing B2B e B2C, precisam considerar que todas as transações ocorrem de indivíduos para indivíduos. Isso tem inclusive a ver com a primeira dica, pois tão logo você entenda o porquê de seu cliente querer comprar o seu produto ou serviço, fica mais fácil interagir com ele em uma estratégia pessoa-pessoa.

Para conseguir isso, Kotler propõe que cada empresa se faça os seguintes questionamentos:

  • Quais são as ansiedades e os desejos mais profundos de seus clientes?
  • Sua marca possui qualidades? O que você pode fazer para torná-la mais humana?

3. Ofereça conteúdo interativo e de alta qualidade

Com uma boa estratégia de conteúdo a empresa conquista benefícios que vão desde aumento de tráfego, de leads e de autoridade, até aumento do engajamento e muito mais.

Em particular, o conteúdo interativo é uma maneira fundamental para ajudar seu cliente a reter a atenção, principalmente em uma era em que sabemos o quanto é fácil rolarmos a tela e partirmos para o próximo post, ou passarmos para a próxima aba.

Dos ativos para investir, os vídeos aparecem como destaque, pois têm se tornado cada vez mais importantes, em especial graças às mídias sociais (aliás, já falamos em outras oportunidades aqui nos InSights da Signia sobre algumas das estatísticas referentes aos vídeos).

Para chamar ainda mais a atenção do seu público com este formato de conteúdo, é interessante que sua estratégia de marketing B2B considere vídeos em 3D, realistas. Abaixo mostramos um exemplo que fará você entender melhor:

Além dos vídeos, ações em realidade aumentada (RA) serão cada vez mais vistas em sites e postagens em redes sociais. Além de colocar o cliente no centro da experiência, a RA é totalmente interativa, o que com certeza melhora a experiência do público com a marca.

4. Crie landing pages específicas

Conhecida também por página de destino, uma landing page é na essência o próximo passo de uma pessoa no funil de marketing para tornar-se cliente da sua empresa. Ela deve ser utilizada para qualquer campanha B2B direcionada.

Pense em criar páginas de acordo com sua estratégia. Se sua empresa possui diferentes personas, por exemplo, faça uma segmentação de acordo com o público que deverá ser atendido. Sempre considere que, se queremos melhorar a experiência, devemos seguir Kotler quando diz que o marketing deve ser centrado no humano.

5. Crie experiências consistentes e personalizadas em todos os canais

No artigo Como sua empresa pode melhorar o engajamento digital, comentamos sobre o omnichannel, um conceito que estabelece que todos os canais que uma empresa utiliza para se comunicar com seus clientes devem traduzir-se em uma experiência única.

Para se destacar da concorrência no cenário de marketing de hoje, além de pensar em todos os pontos de contato, tenha em mente que fornecer experiências consistentes e memoráveis ao cliente deixou de ser uma opção. Pelo contrário: é uma necessidade para qualquer estratégia de marketing B2B bem-sucedida.

Nesse caso, sempre que for criar uma ação não esqueça que experiências personalizadas ajudam a:

  • Aumentar as taxas de conversão e o envolvimento dos visitantes;
  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Aumentar a geração de leads; e
  • Impulsionar a aquisição de clientes.

A personalização é essencial para oferecer melhores experiências aos clientes, aumentar a lealdade e gerar aumento do ROI. Mais uma vez, aqui frisamos a importância de uma estratégia sempre centrada no humano.

Pensamentos finais

O sucesso do marketing B2B está diretamente relacionado com o papel que a experiência do cliente desempenha. Das nossas 5 dicas de como melhorá-la, você deve ter percebido que o elemento humano está dentro de todas elas.

Portanto, toda vez que pensar em uma ação ou campanha de marketing B2B, assegure-se de colocar a pessoa que será impactada pela mensagem em primeiro lugar. Somente assim você conseguirá chamar a atenção, engajar e tornar a experiência com sua marca memorável.

Gostou do artigo? Em caso afirmativo, compartilhe-o com seus colegas. Para mais conteúdo como este, confira o Insights, o blog da Signia Digital.

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