Precisa melhorar a experiência do seu cliente? A Realidade Aumentada pode ajudar

Se você acompanha o Insights (artigos da Signia Digital), já sabe que a Realidade Aumentada (AR) tem transformado a maneira como empresas e público interagem. Hoje, a tecnologia aprimora a experiência do cliente, envolvendo os consumidores e tornando-os o centro das ações de marketing.

Para que você consiga entender melhor, neste post mostramos como empresas podem envolver seus clientes em todas as etapas da jornada de compra. Confira!

Como a Realidade Aumentada pode melhorar a experiência do cliente?

Realidade Aumentada (RA) – ou Augmented Reality (AR) – é a capacidade de sobrepor e compartilhar objetos físicos, espaços e imagens virtuais no mundo real. Os dispositivos móveis, cada vez mais acessíveis, aumentaram as possibilidades da RA.

A partir da ampliação do uso de aparelhos celulares e tablets, a tecnologia permite às marcas uma oportunidade quase ilimitada de interagir tridimensionalmente com os consumidores em seus dispositivos móveis.

Com isso, podemos dizer que graças à Realidade Aumentada a experiência do cliente transformou-se em uma experiência digital cuja jornada de compra é transformada em uma experiência interativa visual imersiva. Aplicativos de RA podem ser utilizados no antes, durante e depois, isto é, pré-vendas, vendas e pós-vendas.

Realidade Aumentada e experiência do cliente: pré-venda

A pré-venda inclui iniciar o contato com um cliente em potencial, identificar suas necessidades, apresentar produtos, fazer uma oferta, tirar dúvidas e superar objeções. Trata-se de uma fase importantíssima, uma vez que o envolvimento eficaz do cliente durante esta etapa é essencial para impulsionar a venda.

É na pré-venda que os vendedores devem tirar as dúvidas que envolvem tomadas de decisão. Por exemplo, como saber se uma determinada cor de tinta combina com sua parede? Como mostrar detalhes de um aparelho celular sem ter o aparelho físico em mãos?

O céu é o limite para a Realidade Aumentada. Ela pode desde transformar sua casa em um showroom virtual, até apresentar virtualmente a peça de um aparelho na sua frente. Portanto, na fase de pré-venda os aplicativos em RA são ferramentas para remover a incerteza ao mesmo tempo em que melhoram a experiência do consumidor.

Realidade Aumentada e experiência do cliente: durante a venda

O objetivo aqui é evitar carrinhos de compras abandonados, sejam eles virtuais ou físicos. É fato que o engajamento visual é uma estratégia eficaz para aprimorar as vendas, pois gera mais conversões.

Nessa fase, a sugestão é permitir que o consumidor utilize aplicativos em Realidade Aumentada para engajá-los ainda mais. Tem um pouco a ver com a etapa de pré-venda, porque tudo se resume a permitir que os clientes experimentem o produto o máximo possível.

Por exemplo, o aplicativo de RA da L’Oreal (Style My Hair) permite que os usuários realizem uma mudança virtual de look em 3D, experimentando diferentes penteados ou cores de cabelo em seus telefones, antes de irem a um salão de beleza. 

Outro exemplo, agora de um outro setor, vem de uma loja da Starbucks, em Xangai. Por meio de seus smartphones os visitantes da loja coletam informações sobre produtos, aprendem sobre processo de torrefação e têm diversas outras experiências, todas elas em Realidade Aumentada. Consegue ver como essa estratégia já é um verdadeiro chamariz?

Realidade Aumentada e experiência do cliente: pós-vendas

É no pós-vendas que a Realidade Aumentada pode ser utilizada não apenas para proporcionar uma boa experiência do cliente, mas também para solidificar o relacionamento, promover a lealdade e garantir a satisfação do consumidor.

Por exemplo, ao invés de utilizar manuais impressos, os clientes podem receber instruções por meio de Realidade Aumentada. Foi o que fez a Hyundai com o manual do proprietário. Baseado em RA, o aplicativo permite que motoristas visualizem como devem proceder para manter e consertar seu veículo.

Concluindo

À medida que a experiência do cliente se torna mais importante – e um fator de diferenciação entre marcas – profissionais de marketing sabem que precisam de ações para melhorar o relacionamento com o público da empresa.

Dentre essas ações, neste artigo destacamos o uso da Realidade Aumentada. Por meio de um dispositivo móvel, a tecnologia fornece alto valor e serve como um trampolim para acelerar o processo de venda.

Os exemplos que demos neste post representam uma amostra pequena do potencial que a RA pode oferecer em toda a cadeia de valor do relacionamento com o cliente. Caso queira saber mais, ou precise de mais ideias, entre em contato conosco! E se este artigo foi útil a você, compartilhe-o com seus colegas. 

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