Nova geração de vídeos de treinamento: motivação para colaboradores

A tecnologia digital é cada vez mais parte de nossas vidas. Algumas mudanças são mais lentas do que outras, mas o fato é que hoje o acesso ao mundo de conhecimento tornou-se mais fácil.

Quando falamos de conhecimento, mencionamos também as questões que precisamos saber dentro de nossas empresas. É aí que entramos nos treinamentos para colaboradores. Graças à tecnologia, hoje funcionários conseguem ter acesso fácil a um número crescente de recursos para aperfeiçoarem-se. Dentre esses recursos, citamos os vídeos de treinamento.

A evolução do vídeos de treinamento

Esqueça aquela imagem de uma pessoa sentada em frente ao laptop assistindo à apresentação de Power Point ou ouvindo uma pessoa falar em um webinar. Vídeos de treinamento atuais são aprimorados com efeitos visuais, recursos 3D e conteúdo interativo. Tudo isso para melhorar ainda mais a retenção e o envolvimento dos participantes.

Como também queremos mais engajamento, a nova geração de vídeos de treinamento adota tecnologias imersivas, como a Realidade Aumentada. O princípio da RA é simples: ela aumenta a realidade, fazendo com que nossos olhos vejam objetos virtuais em um ambiente real.

Técnicos que precisam aprender a operar equipamentos podem fazê-lo por meio de vídeos de treinamentos nos quais a máquina se transforma em um 3D interativo. Fazendo isso, um treinamento que seria teórico ganha vida, os alunos conseguem melhor reter o conteúdo e a empresa tem menos custos, uma vez que não precisa disponibilizar um equipamento para cada funcionário.

Vantagens dos vídeos de treinamento

A maioria de nós é visual. Existem pesquisas que, aliás, sugerem que depois de alguns dias de assimilação de algum conteúdo as pessoas tendem a lembrar apenas 10% das novas informações. Inclua elementos visuais na jogada e o número salta para 65%. Adicione textos e som você consegue atrair os mais diferentes tipos de alunos.

Segundo o que nos fala a ciência, vídeos conseguem codificar experiências na memória de longo prazo de uma pessoa (não é à toa que Coursera e Udemy são duas empresas que crescem).

Redes de dados de alta velocidade fizeram com que os vídeos de treinamento via internet se tornassem muito mais acessíveis e populares. Seja por meio de computadores ou dispositivos móveis, oferecer conteúdo por meio de vídeos oferece às empresas (e aqui incluímos as menores também) a oportunidade de ampliar o treinamento da equipe de maneira muito mais econômica e conveniente.

As animações de demonstração de produtos também entram na categoria de vídeos de treinamento. Por meio delas, é possível treinar a equipe interna (bem como o público externo) sobre as ofertas de produtos ou serviços.

Como os vídeos são gravados e disponibilizados em algum local, qualquer um que faça parte da empresa e tenha autorização pode revistar materiais de treinamento digital quantas vezes forem necessárias. Ou, ainda, podem caminhar no seu próprio ritmo e respeitar o ciclo de aprendizado.

Concluindo

Vídeos de treinamento ajudam empresas a treinar seus funcionários melhor e mais rapidamente. Com a adoção de tecnologias como a Realidade Aumentada, o treinamento ganha atratividade, a organização tem redução de custos e todos otimizam tempo.

Para saber mais especificamente sobre a RA em treinamentos, recomendamos o post Usando a Realidade Aumentada em treinamentos. Além de explicar o funcionamento da tecnologia, damos exemplos para você conseguir entender melhor a aplicação.

Quer saber mais sobre vídeos de treinamento e como sua empresa pode adotar a estratégia de modo assertivo? Entre em contato e converse conosco. Aproveite que está aqui e conheça nossos outros materiais no blog da Signia Digital. E se este artigo foi útil a você, fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas.