O que a Realidade Aumentada pode oferecer para a construção civil?

A Markets and Markets já avisou: o mercado de Realidade Aumentada (RA) deverá chegar nos US$ 60,55 bilhões em todo o mundo até 2023. E mais: a previsão é que cresça a uma taxa de 40,29% durante o período entre 2018 e 2023.

O crescimento da RA, de acordo com o estudo, é impulsionado por três frentes: a demanda crescente por dispositivos e aplicativos de RA na área da saúde, o aumento da demanda no varejo e no comércio eletrônico, e o investimento crescente das empresas.

O relatório ainda cita as oportunidades a serem exploradas pela RA. Dentre elas, está a demanda por Realidade Aumentada na construção civil. Neste artigo, falamos um pouco sobre como a tecnologia pode ajudar nessa indústria.

Benefícios gerais da Realidade Aumentada na construção civil

Para melhor falar sobre as vantagens da Realidade Aumentada na construção civil, observe os tópicos a seguir:

Precisão

Uma das vantagens da Realidade Aumentada na construção civil está no aumento da precisão em projetos. Quem é da área sabe que quanto mais preciso eles forem, menores as chances de haver desperdício de dinheiro ou perda de tempo devido a necessidades de ajustes.

Com a RA, profissionais podem obter dados muitos mais exatos sobre medidas e detalhes. Arquitetos e engenheiros passam a ter mais velocidade para avançar nas etapas de seus projetos, uma vez que o tempo gasto com correção de erros é praticamente eliminado.

Agilidade

Usando a Realidade Aumentada o profissional pode ter todas as informações críticas na ponta dos dedos a qualquer momento (profundidade, terra, tipos de cabos etc.). Ainda, eles conseguem ter “em mãos” um modelo 3D de um empreendimento pronto, antes mesmo que o primeiro tijolo seja colocado.

Isso ajuda o engenheiro ou arquiteto a visualizar melhor o interior e o exterior do empreendimento a ser construído. Com isso, eles conseguem remover ou mover paredes com facilidade ou alterar o design usando apenas alguns toques.

Adicionalmente, a RA pode eliminar a necessidade de criar novos projetos de arquitetura, que são caros e demorados, para atender aos requisitos do cliente. Sempre que houver a necessidade de fazer uma alteração no projeto, a mesma é realizada muito mais rapidamente em modelos 3D.

O processo de construção em si também é acelerado, uma vez que ao utilizar a RA os membros da equipe podem ter acesso rápido e instantâneo aos modelos virtuais.

Visualização

É também graças à Realidade Aumentada que um cliente pode ver os resultados antes mesmo do início do trabalho. Dessa forma, qualquer mal-entendido pode ser eliminado pela raiz.

Caso surja a necessidade de alteração, o cliente, ao visualizar a planta em 3D, consegue ser mais detalhista e preciso, apontando na hora o que não gostou. Isso facilita o trabalho do profissional que fará as mudanças e elimina os famosos vai-e-vem de projetos (diminuindo retrabalhos).

Treinamento

Como em muitos outros setores, o da construção civil precisa de muitas máquinas. Se algo der errado e não houver ninguém com o conhecimento e as habilidades necessárias para, por exemplo, tapar algum vazamento, a equipe precisará solicitar um especialista. Isso pode acabar atrasando o andamento da construção ou, o que é pior, existe o risco de o problema aumentar e os danos serem maiores.

Todavia, com um aplicativo de RA um funcionário que já se encontre no local pode receber instruções mais intuitivas e agir para sanar o problema imediatamente. Além disso, a Realidade Aumentada na construção civil pode fornecer aos trabalhadores um ambiente de treinamento mais seguro (caso queira saber mais, acesse nosso post: Usando a RA treinamentos).

Concluindo

São inúmeras as vantagens da utilização da Realidade Aumentada na construção civil.

Como você pode ver, a RA otimiza diversos problemas envolvidos no projeto e na construção em si. A tecnologia oferece benefícios importantes para a indústria: economia de tempo e dinheiro, melhores ideias de design, eliminação de suposições (os famosos “achismos”) e melhora no progresso da construção.

Caso você tenha dúvidas ou queira entender melhor sobre a RA, recomendamos o artigo: O que é Realidade Aumentada e como ela funciona.

Gostou deste artigo? Aproveite que está aqui e conheça nossos outros materiais no blog da Signia Digital. E se este post foi útil a você, fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas.