Como a Realidade Aumentada pode melhorar a educação?

Imagine uma escola que utiliza as capacidades de George Lucas ou Steven Spielberg dentro das salas de aula. Mesmo que você não tenha sido o tipo de criança que gostava de ir para o colégio, garanto que pelo menos gostaria de participar de uma aula no estilo “ficção científica”. 

Bom, mas se para pessoas da nossa geração certos avanços na educação poderiam ser coisa de cinema, para algumas crianças e adolescentes de hoje a realidade pode ser outra. Aqui gostaríamos de abrir parênteses: falamos em “algumas” porque entendemos que, infelizmente, os avanços da tecnologia no setor não são usufruídos por todos os alunos, pois dependem do país, da região e do nível social em que estão inseridos. 

Dito isso, há quem diga que a educação tem passado por uma grande disrupção nos últimos anos. Hoje já temos escolas que trocaram livros por tablets, o tradicional quadro por lousas digitais e interativas, e cujo aprendizado não fica mais preso a leituras ou cópias de textos somente. E para colocar uma pitada de George Lucas, já temos também o uso de Realidade Aumentada na educação.

Como funciona a Realidade Aumentada para educação?

Do inglês Augmented Reality (AR), a Realidade Aumentada (RA) insere elementos digitais em camadas ao nosso redor por meio de um dispositivo móvel. Como gostamos de explicar aqui no blog da Signia, a tecnologia “aumenta” o mundo real ao nosso redor. 

Também como já mostramos em outras oportunidades, a RA já está ajudando em várias frentes, como para melhorar a experiência do cliente, tornar o varejo mais atrativo e atrair a atenção do público em lançamento de produtos, conforme aconteceu nesta experiência da Motorola:

Então, grave que quando falamos de Realidade Aumentada aplicada à educação a tecnologia funciona da mesma maneira, ou seja, sobrepondo e compartilhando objetos físicos, imagens virtuais e espaços no mundo real. Como os dispositivos móveis estão cada vez mais acessíveis (e nas mãos dos alunos), a RA aumenta ainda mais as possibilidades para o ensino.

Exemplos de utilização

Dentro das salas de aula a tecnologia pode permitir aos estudantes verem as pirâmides do Egito, um vulcão em erupção, como se forma um tsunami ou, ainda, analisarem as camadas da Terra ali, na frente deles. Alunos de medicina conseguem estudar órgãos detalhadamente graças à visualização em 3D. E se pensarmos nos pequenos, a realidade aumentada na educação infantil ajudará professores a venceram um desafio: o de reter por muito mais tempo a atenção dos alunos. 

Caso você precise de exemplos de Realidade Aumentada na educação, dá uma olhada neste projeto da Oxford University Press Australia and New Zealand:

E que tal estudar sobre células usando um modelo visual 3D? Confira no vídeo:

Por que apostar na Realidade Aumentada na educação?

Em suma, o uso da Realidade Aumentada na educação pode trazer as seguintes vantagens:

  • Facilita o aprendizado de conceitos complexos: por melhor que seja o livro didático, alguns conceitos são difíceis de descrever, explicar e mais ainda de serem entendidos. Ao visualizarem a explicação em 3D os alunos conseguem ter uma compreensão muito mais aprofundada do assunto.
  • Proporciona flexibilidade aos professores: cada professor tem sua metodologia de ensino, assim como cada disciplina é ensinada de uma maneira diferente. Com a Realidade Aumentada os profissionais conseguem personalizar experiências e utilizar a tecnologia para atender às suas estratégias. Por exemplo, ao ensinar teoria os professores podem utilizar a RA para fortalecer suas exposições, enquanto em um assunto mais prático ela pode ser usada para fazer com que os alunos interajam com as plataformas.
  • Supera os limites do mundo físico: a RA permite que alunos aprendam em uma escala muito maior, pois podem ver coisas que normalmente não veriam, como um dinossauro se movendo (à la Steven Spielberg) ou objetos históricos e cidades antigas.
  • Ajuda na memorização: os seres humanos percebem seus mundos através de seus sentidos. Portanto, não é estranho que as habilidades sensoriais sejam as que geralmente são memorizadas primeiro. Para grande parte dos alunos é muito mais fácil memorizar um assunto que eles viram tridimensionalmente do que algo impresso em um livro.
  • Torna o aprendizado seguro: a segurança é fundamental na educação e a RA permitirá que os alunos concluam procedimentos perigosos praticando em uma realidade simulada (como experimentos químicos).

Ainda, se você está lendo este artigo no meio da pandemia do coronavírus, já imaginou o quanto a realidade aumentada pode contribuir com a educação à distância? Pois é, como você pode ver, a união do ensino com a tecnologia é algo bom tanto para quem ensina quanto para quem aprende.

E muito mais…

As vantagens da Realidade Aumentada para a educação não se encerram ao que abordamos aqui. Pense, por exemplo, nas oportunidades que a tecnologia oferece à geometria. Vendo as formas em 3D os alunos podem avaliar visualmente o tamanho, a forma e a posição relativa dos objetos.

Com a explicação e os exemplos que demos, e com o que vemos de outros setores, é certo que não há limites para a engenhosidade humana. A Realidade Aumentada é apenas um meio para levar a educação a um nível mais alto de eficácia e engajamento em todo o mundo. 

Existem diversas histórias de sucesso envolvendo a tecnologia. A tendência ascendente é clara e, assim como falamos de outras indústrias que ainda não utilizam a RA, estabelecimentos de ensino que querem sair na frente precisam começar a enxergar o seu potencial. Sem dúvidas, com ela o conhecimento torna-se ainda mais sólido. 

Para encerrar, tenha em mente que o uso de Realidade Aumentada na educação contribui para:

  • Envolver os alunos em seu próprio meio e, por consequência, motivá-los;
  • Ensinar habilidades como criatividade, colaboração, comunicação e pensamento crítico;
  • O aprendizado de alunos cinestésicos e visuais;
  • Fazer com que alunos aprendam criando, o que contribui para a aprendizagem das relações de causa-efeito.

Ficou interessado em saber mais sobre Realidade Aumentada e seu potencial? Aqui disponibilizamos os conteúdos sobre o tema. Veja também alguns exemplos em nosso portfólio.

E se você tem alguma dúvida e/ou quer saber mais sobre o tema, fique à vontade para entrar em contato. Será um prazer bater um papo com você e mostrar como a tecnologia pode ser utilizada para ajudar sua empresa. 

Voltar