Como a Realidade Aumentado tem mudado o Marketing (e a web)

A realidade aumentada (ou AR, de Augmented Reality) nos permite ver o ambiente da vida real à nossa volta com a inserção de uma imagem digital – seja enquanto estamos em uma praia, no escritório, na sala ou andando na rua, por exemplo. Para se ter uma ideia, pela tecnologia você pode colocar a planta tridimensional de um apartamento em cima da sua mesa de trabalho.

Basicamente, a AR consiste em “aumentar” nossa realidade sobrepondo ativos digitais. Quem não a conhece pode achar que tudo isso soa mais como algo de ficção científica, ou o tipo de tecnologia perfeita para a indústria do entretenimento.

Apesar de o cinema ser o maior exemplo de uso da AR, o fato é que graças aos avanços da própria tecnologia e dos dispositivos móveis, a realidade aumentada pode estar presente na vida de qualquer um.

Hoje em dia já podemos encontrá-la em feiras de negócios, na arquitetura, no varejo, nos treinamentos, na publicidade e em vários outros setores. E para você ter certeza de que não estamos tentando enganá-lo, mostraremos neste artigo como a realidade aumentada tem transformado a internet e o engajamento dos consumidores.

Realidade aumentada na internet: a experiência de compra

A realidade aumentada já começou a otimizar a experiência do usuário em dispositivos móveis. Profissionais de web design aproveitam câmeras dos smartphones para incentivar consumidores a interagirem com produtos e serviços.

Em e-commerce a tecnologia ajuda compradores a tomarem decisões mais bem informadas e mais rapidamente. Aliás, falando em lojas virtuais, aplicativos de AR permitem consumidores experimentar um par de sapatos sem sair de casa, ver como um sofá ficaria na sala de estar ou analisar o layout de um novo celular.

Isso tudo é possível porque a realidade aumentada, após gerar um modelo tridimensional do produto, o sobrepõe ao ambiente em que você está, em tempo real.

Principalmente para produtos de longo prazo (como um carro ou aparelho de televisão) ou algo que seja mais personalizado (como um esmalte de unhas, uma maquiagem, a cor da parede da sua casa, ou uma tintura para o cabelo) a funcionalidade atrai, engaja e impulsiona consumidores a tomarem decisões de compras.

Realidade aumentada na internet: o marketing digital

Como você percebeu pelo tópico acima, a realidade aumentada é uma boa maneira de mostrar produtos aos usuários. Para a área de marketing a tecnologia traz inúmeras possibilidades, abrindo portas para a criação de ambientes simulados em torno de seus produtos com o objetivo de aumentar o envolvimento do usuário.

O impacto da realidade aumentada no marketing ainda não está no seu auge, mas no futuro será como se o mundo inteiro fosse uma grande tela para anunciarmos.

Todo bom profissional de mkt se esforça – e muito – para desenvolver ações que destaquem a empresa da multidão. A busca pelo engajamento do consumidor parece ser interminável. Por isso, empresas que adotam AR em sua estratégia de marketing digital têm uma vantagem sobre os concorrentes, especialmente porque hoje em dia são poucas as que usam a tecnologia.

Imagine que sua postagem ou anúncio nas redes sociais disponibilize ao cliente uma ação em AR. Não precisamos pensar muito para saber o quanto isso impactaria o consumidor (e o quão alta é a probabilidade de viralizar).

Realidade Aumentada na internet: o engajamento e a empatia

E já que falamos tanto de interação entre marca e seu público, não podemos deixar de ter um tópico que aborde especificamente o engajamento na internet. Sabe-se cada vez mais que a realidade aumentada pode ser uma ferramenta muito melhor para aumentar o engajamento quando comparada aos meios tradicionais de publicidade (como propagandas em TV e anúncios em jornais e revistas impressas).

Além de tornar consumidores mais engajados, o potencial da AR vai além: a tecnologia consegue aumentar a empatia entre usuários, produtos e empresas. Isso porque ela consegue trazer absolutamente qualquer coisa para a frente do usuário (inclusive a caçamba de um caminhão, como mostramos no exemplo abaixo):

Na internet temos um ótimo exemplo da Apple. Quando o usuário acessa a página do Iphone 11 pelo dispositivo móvel, tem a possibilidade de visualizar o aparelho em realidade aumentada.

Realidade Aumentada na internet: os mecanismos de busca

Muitos profissionais de marketing ainda não sabem disso (e agora você tem uma vantagem com relação a eles): o Google passou a incluir a realidade aumentada em seus resultados de pesquisa.

A novidade foi anunciada no Twitter oficial da empresa, juntamente com um vídeo que mostra um usuário fazendo uma pesquisa no buscador por tigre. Entre os resultados apresentados no Google está um em AR. O animal aparece em um fundo branco, mas pode ser posicionado em qualquer lugar que a pessoa desejar. Para isso, basta movimentar a câmera do aparelho.  

Até o momento em que este artigo está sendo escrito a tecnologia pode ser vista em algumas pesquisas de animais e está disponível para o Android (desde que tenham suporte para ARCore – a lista completa de dispositivos você encontra aqui), mas não temos dúvidas de que ela se expandirá.

Inclusive, já se tem notícia de que no futuro a realidade aumentada será um plus para o SEO (ou seja, não bastarão palavras-chaves, imagens, headings e outros fatores para colocar seu site na primeira página do Google).

Para fechar…

Como diz o ditado “a única coisa permanente na vida é a impermanência”, ou seja, a mudança é a lei fundamental da natureza. Se hoje em dia ações de engajamento já mudaram muito com relação ao passado, no futuro elas alcançarão um nível totalmente novo.

Todo profissional de marketing sabe que tudo muda com o tempo, sendo que para a área as mudanças são ainda mais aceleradas. A tecnologia de AR vem crescendo no mercado e, como procuramos mostrar, pode ser benéfica e melhorar o estilo de vida de seus consumidores. Então, por que não levar a AR para sua empresa?

Com alguns exemplos conseguimos ver como a realidade aumentada na internet já possibilita que organizações forneçam muito mais do que informações escritas ou em vídeos e imagens. Graças à tecnologia você pode dar uma amostra do seu produto ao seu cliente antes de ele comprá-lo, possibilitando, além disso, muito mais interação.

Quer saber mais sobre realidade aumentada? Deixe um comentário ou visite nosso site e entre em contato conosco!

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