Tendências do marketing para 2020

Se o ano de 2019 viu profissionais de marketing  em meio a vídeos e cursos para buscar estratégias para melhorar o engajamento do consumidor, 2020 tem tudo para ser o ano da experiência centrada no humano.

A Deloitte divulgou o relatório “Global Marketing Trends 2020“, o qual baseia-se em entrevistas com mais de 80 especialistas no assunto em todo o mundo. O objetivo da publicação é o de orientar os líderes no desenvolvimento de estratégias digitais focadas no cliente.

No relatório foram identificados sete tendências-chave nas quais empresas precisarão se concentrar. São elas: propósito, experiência humana, fusão, confiança, participação, talento e agilidade.

Com isso em mente, e visando ajudá-lo a planejar as próximas ações da sua empresa, neste artigo separamos algumas tendências de marketing que alavancarão especialmente um item abordado no estudo da Deloitte, e que consideramos fundamental: a experiência humana.

Marketing de conversação

O marketing de conversação (ou conversational marketing, em inglês) é a prática de tirar proveito do poder da conversa individual. Seu foco é o de criar experiências autênticas, preenchendo lacunas no marketing para responder às perguntas do público em tempo real.

Isso é visto em bate-papo ao vivo, chatbots e monitoramento social para promover conversas genuínas e relacionamentos reais. Desse modo, podemos dizer que a meta final do marketing de conversação é o de sempre girar em torno do aprimoramento da experiência do usuário, minimizando quaisquer atritos que outras estratégias de comunicação ou mkt possam causar.

Inclusive, o marketing de conversação foi destacado como uma inovação importante no último Hype Cycle do Gartner, ao lado da Inteligência Artificial, que muitas vezes o alimenta.  Ao apostar no conversational marketing, empresas garantem uma melhor experiência humana, confiança no relacionamento com o cliente, participação e agilidade.

Otimização de pesquisa por voz

Uma coisa é certa: dentre as tendências de marketing para 2020, otimizar seu site para pesquisa por voz será fundamental. A ferramenta está sendo cada vez mais usada à medida que usuários utilizam assistentes de pesquisa por voz, como o Google Assistant, Siri e Alexa para responder às suas perguntas.

Um dos motivos pelos quais sua empresa precisa ficar de olho nesta tendência, é o fato de que a consulta do usuário é mais rápida e as taxas de rejeição diminuem,  mantendo o consumidor em potencial por mais tempo em seu site.

Além de melhorar o relacionamento, a participação do cliente, a agilidade, a confiança e a experiência humana, a otimização de pesquisa por voz tornará o visitante do seu site satisfeito, aumentando as chances de que faça negócios com sua empresa, ao invés de partir para o concorrente.

Imersão sensorial

Como capturar a atenção tem sido algo cada vez mais difícil de se conseguir, marcas têm apostado em ações que possibilitem que seu público tenha uma imersão sensorial.

Isso porque, das tendências de marketing citadas aqui, a imersão sensorial é a que cria um impacto memorável. Para tanto, marcas buscam por oferecer experiências de marketing interativas que envolvam cada um dos cinco sentidos.

Por exemplo, a imersão na realidade virtual é uma percepção de estar fisicamente presente em um mundo não-físico. Para que a experiência seja real, o usuário é envolvido com imagens em alta definição, sons ou outros estímulos que proporcionam um ambiente total cativante, com rastreamento de movimentos e visão computacional respondendo às suas ações e movimentos.

Quando os sentidos de uma pessoa atingem a crença de que o ambiente digital é real, o usuário deve ser capaz de interagir de uma maneira natural e intuitiva.

Marketing preditivo

O alto número de opções disponíveis para os consumidores, somado à abundância de dados disponíveis atualmente, faz com que clientes cheguem mais bem informados ao contatarem nossas empresas.

Como explica o site salesforce.com, o marketing preditivo utiliza big data para desenvolver previsões precisas do comportamento futuro do cliente. Mais especificamente, ele usa a ciência de dados para prever com exatidão quais ações e estratégias de marketing têm maior probabilidade de sucesso. Em suma, a inteligência preditiva conduz as decisões de marketing.

Desse modo, empresas podem criar mensagens não apenas mais personalizadas, mas mais conectadas com as preferências de seus clientes, trazendo-os, mais uma vez, ao centro das estratégias de marketing.

Experiências interativas em websites e redes sociais

Já que o comércio eletrônico tem crescido, nada mais natural do que termos tendências de marketing também pra as lojas virtuais. O mesmo vale, claro, para as redes sociais.

A busca pelo engajamento digital é uma preocupação de 11 a cada 10 profissionais de marketing. Um vídeo nas redes sociais ou no site mostrando um produto sem dúvidas ajuda, mas se sua intenção for a de aprimorar a experiência humana, inevitavelmente terá que partir para a tecnologia.

Muitas empresas têm adotado ações em realidade aumentada para atingir um nível elevado de experiência, como é o caso do que fez a Etna em seu site (neste artigo você encontra mais informações).

Se tiver interesse em aprofundar-se um pouco mais sobre a importância das experiências interativas, sugerimos o artigo Marketing experiencial: o que é e o que ele pode fazer pela sua empresa?

E aí, quais dessas tendências de marketing sua empresa está de olho?

Claro que as tendências de marketing para 2020 não se encerram aqui. Podemos citar ainda os dados estruturados do SEO, as publicações compráveis (aquelas em que você clica em uma postagem no Instagram e pode ir direto para um link de compra do produto sendo anunciado), storytelling e tantas outras.

Neste artigo iniciamos a discussão, e agora queremos saber o que você acha a respeito do tema. Quais tendências de marketing você acredita que serão importantes para o futuro da sua empresa? Das que abordamos neste post, tem alguma que chama mais sua atenção? Envie-nos um comentário e compartilhe conosco sua opinião!

E para encerrar, se você gostou deste conteúdo compartilhe-o com seus colegas. Aproveite que está aqui, conheça a Signia Digital e veja como podemos ajudar a sua empresa com ações para melhorar o engajamento com seu cliente.


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