Tendências de vídeo que todo profissional de marketing deve saber

É muito difícil hoje passarmos um único dia sem assistirmos a algum tipo de vídeo, sejam aqueles produzidos de forma amadora para motivos mais diversos (como quando alguém de nossas redes sociais filma parte de um evento), quanto os produzidos por empresas de modo mais profissional (para lançar um produto, por exemplo).

Estatísticas já comprovaram que o vídeo marketing está com tudo. Os vídeos não apenas têm sido cada vez mais consumidos, como transformaram-se em uma estratégia fundamental para aumentar a conexão e o engajamento entre marca e seu público.

Com tantos atributos relacionados a ele, é natural que o vídeo seja tratado de maneira cada vez mais profissional. E conforme essa forma de marketing se desenvolve, vemos surgir as tendências de vídeo marketing.

Vídeo sendo tratado de forma séria

Uma das tendências de vídeo marketing que podemos observar, é que empresas têm começado a abordá-lo de forma séria, com um planejamento muito mais conciso. Ao invés de serem tratados como um complemento (ou um adicional a uma ação), vídeos passaram a desempenhar um papel central – e fundamental – em estratégias de marketing.

Nesse sentido, como as mídias sociais tornaram-se uma grande oportunidade para alavancar audiências e monetizar a atenção, dentre as tendências de vídeo marketing as organizações investem na implementação da estratégia nas redes sociais.

Se compararmos os vídeos com textos e imagens, não temos dúvida sobre qual meio chama mais atenção. Os vídeos são, por natureza, muito mais atraentes. Experimente ver o impacto de um vídeo nas redes sociais e compare-o com o impacto de um texto ou imagem.

Inevitavelmente, com todo esse “boom” com relação ao vídeo a concorrência pelo tempo de visualização ficou mais acirrada. Isso acabou forçando empresas a inovarem, o que nos leva ao próximo item das tendências de vídeo marketing.

Tecnologia nos vídeos

Nossa atenção tem se tornado cada vez mais preciosa (e escassa). Marcas disputam pela atenção do público. Se a competição para ver quem consegue atrair e reter o maior número possível de pessoas aumenta, é preciso utilizar ferramentas que ajudem na missão.

Por isso, é impossível falar das tendências de vídeo marketing sem citar tecnologias como Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e o 3D. Aliás, é por causa da RV e da RA que temos hoje os vídeos imersivos.

Essa nova tendência proporciona uma experiência sensorial que antes não era possível. De acordo com a Business Insider do Reino Unido, vídeos que utilizam as tecnologias imersivas de Realidade Aumentada e Realidade Virtual podem “fornecer a narrativa impactante e motivadora necessária para capturar a atenção dos consumidores e reduzir o espaço publicitário saturado”.

Em uma época em que falamos em comunicação personalizada, as tendências de vídeo marketing seguem a mesma linha. A Realidade Virtual, por exemplo, com vídeos de 360º proporciona o elemento da personalização. É o espectador que escolhe onde sua atenção se concentrará e para onde seus olhares devem dirigir-se.

Para fechar: tendências de vídeo marketing para ontem!

Quando falamos em tendências, sempre nos referimos a algo que ainda está tomando corpo. No entanto, especialmente para os itens abordados neste artigo, acreditamos que empresas que querem ter um melhor posicionamento não devem deixar para amanhã o que podem fazer hoje.

A estratégia de vídeo marketing deve ser bem estruturada e ter um planejamento sério. Nessa estratégia, é importante definir a história que será contada e como a mesma será transmitida.

Profissionais de marketing precisam considerar também como manter a atenção do espectador, uma vez que atrair, apenas, não basta. Mais do que nunca, engajar é a palavra da vez. E para criar estratégias mais impactantes, a dica é: apostar na tecnologia.

Caso você queira ver exemplos de vídeo marketing, confira alguns dos nossos cases de projetos. Aproveite que está aqui e acesse o Insights, o blog da Signia Digital.