Como melhorar o design do seu site

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Melhorando o design do site: dicas de como caprichar ainda mais no visual!

Primeiras impressões são formadas em questões de segundos. Como a maioria do que nós vemos e interpretamos é visual, sua missão, como profissional de marketing, é usar isso ao seu favor e fazer com que sua marca fique colada na mente do seu público.

Isso pode ser feito de diversas maneiras e em diversos meios que vão desde catálogos de produtos até comerciais. Contudo, o que queremos focar hoje é no site da sua empresa. Como nós, seres humanos, somos baseados em imagens, que tal dar uma analisada no design do seu site?

Por que falar sobre site?

Respondendo à pergunta com outra pergunta: quantas vezes você já entrou em um site e desistiu em menos de 1 minuto porque tudo parecia meio confuso?

Pois é, isso acontece com você, com a gente e com quem trás dinheiro para sua empresa. O design do site influencia em como seu público vai encontrar o que está procurando quando estiver navegando por ele. Caso navegar seja tarefa difícil – ou frustrante – o visitante irá sair e tentar outro site. Dessa conta você já sabe o resultado: oportunidade perdida.

Por outro lado, quando o design do site é amigável o cliente em potencial recebe aquele empurrãozinho para se aproximar ainda mais, o que significa que uma boa primeira impressão foi causada e que houve uma abertura para o primeiro contato.

Dito isso, podemos seguir para o principal:

Dicas para melhorar o design do site

Sabemos que profissionalismo é a palavra de ordem em tudo que sua empresa faz. Também sabemos que você se preocupa com a imagem que seu público tem da sua marca. Justamente por isso, separamos alguns itens que você não pode abrir mão quando o assunto é tornar seu site ainda melhor:

Mostre produtos que encantem

Sabemos que os produtos da sua empresa encantam, mas seu público-alvo sabe disso? Logicamente, o motivo que faz alguém ir até seu site é para saber mais da sua empresa e/ou do que ela oferece, concorda? Você também vai concordar que, nesse caso, seu produto deve estar em destaque.

Isso significa que sua home deve colocar os holofotes na informação que seu público busca. Sendo bem mais específico em três palavras: imagem, imagem e imagem. Então, se você busca mais retenção para seu site, use e abuse de imagens profissionais.

As Imagens Geradas por Computador são a escolha da maioria das grandes empresas que se destacam em seu nicho. Falamos sobre isso neste artigo, mas para que você tenha uma noção, as imagens geradas por computador permitem que o marketing tenha flexibilidade para apresentar seus produtos exatamente como a empresa deseja que seus atuais e futuros clientes os vejam.

Espaço em branco

Já ouviu falar em ler nas entrelinhas? No caso do site da sua empresa, ao invés de voltar sua atenção ao que você está vendo, fique atento ao que você não consegue enxergar.

O que você não pode ver, de jeito nenhum, principalmente na sua home, é uma desordem visual. Imagens e textos devem estar bem posicionados de modo que não causem confusão aos olhos.

Espaços em branco desempenham um papel importante no processo de design do site e no posicionamento dos elementos (mas, claro, devem ser bem coordenados). Lembre-se que tudo deve conversar: texto, imagem e espaço em branco.

Essência e consistência

Qual é a essência da sua marca? Ela deve ser transmitida em cada página, em cada imagem e em cada texto do seu site. Cada pequena peça do seu site representa o que sua empresa é e por que ela faz o que faz.

Além disso, se o design nos presenteia com uma regra, esta regra é: defina a estética da sua marca e agarre-se a ela. Seu site pode ser a primeira impressão do seu público com sua marca, portanto, o design do site deve ser consistente na essência do que sua marca é e apresenta.

Dica final

A primeira frase deste artigo foi: primeiras impressões são formadas em questões de segundos. Como imagens transcendem as palavras, entendemos que essas primeiras impressões são formadas pelo que atrai a atenção de quem visita um site: as imagens.

Um site que chama a atenção, nesse mundo visual, precisa de imagens que marquem presença. Para isso, é preciso ir além de fotógrafo e photoshop e aproveitar o que a tecnologia traz com as imagens geradas por computador.

Caso você queira entender melhor do assunto, sugerimos a leitura do artigo: Como a Imagem Gerada por Computador pode mudar sua campanha de Marketing? Sobre Computer Generated Imagery.

Além disso, já que falar de design do site é falar de visual, deixamos aqui outra sugestão de leitura: Atraindo olhares do seu público: sobre uma publicidade visual de sucesso.

Gostou deste artigo? Esperamos que ele tenha sido útil a você. Fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas.

Se você tem alguma dúvida, ou gostaria de saber mais do assunto, entre em contato conosco ou deixe um comentário. Será um prazer conversar com você!

Até a próxima!

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