Como o Neuromarketing pode ajudar nas suas campanhas de marketing?

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Por que Neuromarketing e Marketing Visual formam uma dupla de sucesso?

A publicidade visual, quando bem feita, serve como gatilho para gerar engajamento entre produto/serviço e cliente. Ela tende a ser mais eficaz que outras formas de marketing, uma vez que o cérebro pode processar imagens 60.000 vezes mais rápido que o texto.

Quem explica o potencial do conteúdo visual é a neurociência, um campo de pesquisa que estuda respostas cognitivas e afetivasdas pessoas.

Basicamente, seu foco está em descobrir como certos estímulos afetam o cérebro. Quando esses estímulos têm a ver com marketing tem-se o termo Neuromarketing.

O que é Neuromarketing?

O Neuromarketing utiliza ferramentas da neurociência, apoiando-se em suas teorias. Seu objetivo é o de auxiliar empresas na tarefa de entender melhor os consumidores a fim de atrai-los.

De acordo com o Neuromarketing, o comportamento das pessoas é impulsionado pelo subconsciente. Informações ajudam a levar alguém à decisão de compra, mas existe algo mais subjetivo envolvido.

É aí que entra a subconsciência. Sabe as famosas compras por impulso? Pois é, elas são a maior prova de que fazemos escolhas que fogem à lógica e de que uma parte do cérebro é acionado sem percebermos.

As compras por impulso são explicadas também pelo Engagement Marketing. Conhecido em português como Marketing de Engajamento, segundo ele, pessoas são muito mais persuadidas a tomar uma decisão quando os sentidos estão envolvidos: olfato, visão, paladar, tato e/ou audição.

Se você parar para analisar, o Engagement Marketing entende que em uma decisão de compra o subjetivo tem muita força. O que tem tudo a ver com o Neuromarketing, pois tanto ele quanto o Marketing de Engajamento entendem que a persuasão não é baseada apenas na lógica.

Neuromarketing, imagens e persuasão

Uma decisão de compra pode ser feita em questões de segundos. E com a imensa quantidade de marcas que temos à disposição, o desafio de cada uma é causar um efeito positivo na mente humana.

Para você entender melhor o potencial do Neuromarketing,vamos a alguns exemplos retirados do artigo Neuromarketing101: What is Neuromarketing and How are Companies Using It?. Marcas como a Campbell’s Soup, a Gerber e a Frito-Lay remodelaram o design desuas embalagens com análise de Neuromarketing. E como fizeram isso?

Em todos os casos, os consumidores foram expostos a uma embalagem do produto, peça por peça, e sua resposta foi registrada como positiva, neutra ou negativa.

As informações foram usadas em conjunto com uma entrevista detalhada para analisar pontos específicos que resultaram em mudanças em elementos como cor, tamanho do texto e imagens.

Por exemplo, a Frito-Lay descobriu que os sacos foscos com fotos de batatas não provocaram uma resposta negativa, ao passo que os sacos brilhantes com fotos de chips tiveram uma reação nada agradável. A PayPal descobriu que os comerciais focados em velocidade e conveniência geraram uma resposta significativamente maior do que os focados em segurança.

Conseguiu entender como imagens influenciam na decisão decompra?

Para fechar…

A visão é um dos sentidos iniciais que desenvolvemos. Conforme vamos crescendo, passamos a atribuir significado emocional às imagens. Então, por que não apostar nelas nas suas campanhas?

Para isso, tenha em mente que uma imagem ou um vídeo com cores mal ajustadas (por mais aparentemente imperceptível que seja o desajuste) ou um texto mal posicionado podem causar efeitos negativos na mente do seu público-alvo.

A fim de evitar que isso aconteça – e para que ações de Neuromarketing baseadas em marketing visual realmente tragam resultados positivos para sua empresa – tenha a certeza de que as imagens que você utilizar sejam realmente de qualidade.

Hoje em dia a tecnologia nos ajuda muito. Para falar sobre isso, finalizamos com a sugestão de leitura de dois artigos:

Gostou do artigo? Fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas. E se quiser saber mais sobre Neuromarketing e MarketingVisual, entre emcontato conosco. Será um prazer conversar com você.

Category : Imagens de Produto, Motion Graphics, Realidade Aumentada, Vídeos de Produto

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