3 dicas para impulsionar a loja virtual

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Está na hora de impulsionar a loja virtual. Confira nossas dicas para seu e-commerce!

O e-commerce chegou para ficar. Justamente por isso é que precisamos pensar em como garantir a fidelidade do cliente. Para que seu negócio cresça constantemente e seus consumidores estejam sempre satisfeitos, é essencial oferecer a eles as melhores experiências.

Você pode até pensar que isso não faz muito sentido para seu negócio hoje, afinal, seu e-commerce está indo muito bem. Acontece que, atualmente, o crescimento de uma organização está atrelado ao quanto ela é antenada nas últimas tendências.

Por isso, hoje vamos ajudar você a impulsionar a loja virtual da sua empresa, com algumas dicas do que tem de mais novo na área.

1. Chatbots

Um chatbot é um programa de computador projetado para simular conversas com usuários humanos pela Internet. Na verdade, eles já existem há um tempo (desde 1966 para sermos mais específicos).

Naquele ano, um pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), o Joseph Weizenbaum, criou o software Eliza.

De lá para cá, muita coisa aconteceu. Vimos surgir, por exemplo, o Watson da IBM, a Siri da Apple, Alexa da Amazon, Cortana da Microsoft e os Bots do Messenger do Facebook.

A tecnologia foi evoluindo e hoje os chatbots servem para otimizar o atendimento ao cliente.

Os bots (ou ainda robôs de chats) podem ser utilizados nos mais variados setores. Em e-commerce eles são figuras essenciais, uma vez que agilizam o processo de vendas, reduzem o trabalho humano e trazem redução de custos.

Conhecidos também por assistentes virtuais de suporte, os bots podem responder a inúmeros questionamentos dos clientes de forma rápida, o que com certeza ajuda a impulsionar o e-commerce.

Para os casos em que o agente virtual não consiga solucionar, um representante (humano) do suporte assume as rédeas.

Outra função pode ser em recomendar presentes baseando-se nas respostas a algumas perguntas propostas pela tecnologia.

2. Inteligência Artificial e Machine Learning

Primeiro, vamos alinhar conceitos:

  • Inteligência Artificial: máquinas que são capazes de completar certas tarefas, imitando a cognição humana.
  • Machine Learning: ramo da inteligência artificial. Trata-se de um método usado para melhorar o desempenho com base em análise de experiências ao longo de um período de tempo.

Os chatbots são possíveis graças à Inteligência Artificial e Machine Learning. Ambas as tecnologias, aliás, são aliadas dos e-commerces, sendo impossível falar em impulsionar a loja virtual sem mencioná-las.

Com a IA empresas podem trabalhar com vendas preditivas, já que ela analisa algoritmos para capturar o comportamento dos clientes.

Mecanismos de recomendação representam outra possibilidade da Inteligência Artificial. Os algoritmos de IA nos sites de pesquisa registram detalhes críticos sobre o produto que está sendo pesquisado.

Com base nos resultados do algoritmo, o mecanismo gera recomendações.

O Machine Learning pode ser utilizado para entender as necessidades dos seus clientes, oferecendo personalização. Lembre-se que hoje em dia clientes querem ser tratados como únicos.

3. Realidade Aumentada (AR)

Você sabia que uma parte da desistência do carrinho de compras é porque o comprador tem uma barreira psicológica, pelo fato de não visualizar e sentir o produto?

É aí que entra a Realidade Aumentada, tecnologia que consegue combinar o mundo físico e digital, possibilitando a inserção de elementos virtuais no mundo real. Em outras palavras, permite que um produto no e-commerce seja visualizado no contexto físico.

Portanto, o AR traz uma certa tangibilidade aos produtos virtuais. Isso faz com que compradores online sintam-se confortáveis com o que estão visualizando (e, o que é melhor, empolgados em seguir com a compra).

Para entender melhor o que falamos aqui, que tal ver como funciona uma experiência de RA neste exato momento? Criamos um exemplo simples para você! É só seguir as seguintes instruções:

  • Escolha seu sistema operacional e baixe o aplicativo de Realidade Aumentada da Signia Digital.
  • Acesse o aplicativo e escaneie a imagem abaixo:

E caso você queira ver alguns exemplos de aplicação da Realidade Aumentada, acesse o artigo: Como criar engajamento usando Realidade Aumentada.

Outras maneiras de impulsionar a loja virtual?

Outras ações para alavancar suas vendas podem incluir inbound marketing, anúncios pagos em redes sociais, SEO, marketplace e programas de fidelidade.

No início deste artigo falamos em oferecer as melhores experiências e, por isso, focamos na parte da tecnologia. Aliás, entendemos que ela é um caminho sem volta e queremos ajudar sua empresa a não ficar para trás nesse mar de concorrentes.

Esperamos que você tenha conseguido ter alguns insights para impulsionar sua loja virtual.

Deixe um comentário contando o que achou. Caso queira conversar mais a respeito, entre em contato conosco. E se você gostou do artigo, compartilhe-o com seus colegas.

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