Marketing de Engajamento: como se destacar da concorrência

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Sua empresa está por dentro do Engagement Marketing?

Você tem um produto em um site de e-commerce. Você e todos os seus concorrentes. Nesse mercado mais do que competitivo, o que faz uma pessoa, ao visitar um e-commerce, clicar no seu produto e não no do seu vizinho?

Preço pode ser uma resposta, afinal, a questão financeira tem um certo peso para todos nós. Mas sabemos que a escolha final, aquela que faz o seu produto parar no carrinho de compras de uma pessoa, depende de algo muito mais subjetivo.

No marketing, dizemos que um fator decisivo na hora da compra trata da experiência que sua marca proporciona para seu cliente. A isso dá-se o nome de Marketing de Experiência, ou, um termo muito usado em inglês e que faz um pouco mais de sentido para nós, trata-se do Engagement Marketing.

O que é Engagement Marketing?

A tradução literal para Engagement Marketing é Marketing de Engajamento. A ideia por trás dessa estratégia é olhar o consumidor não como um receptor passivo, mas como alguém que está diretamente envolvido e interage com a marca. No Brasil falamos muito de Marketing de Experiência, cuja ideia central é proporcionar experiências memoráveis na mente do cliente.

O Engagement Marketing ocorre quando existe um engajamento entre consumidor e marca, isto é, quando ambos se conectam de alguma forma. Para isso, suas ações fornecem valores sensoriais, racionais, emocionais e cognitivos aos clientes. O objetivo é fazer com que haja sinergia entre significado, percepção, consumo e fidelidade à marca.

O mais importante disso tudo é entender que no Engagement Marketing toda experiência que você proporcionar ao seu consumidor deve ser envolvente e atraente o suficiente para chamar a atenção. Existem diversas maneiras de conseguir isso. Para este artigo, como estamos focados na história inicial que é ajudar sua empresa a destacar seu produto em um site de e-commerce, vamos falar sobre o uso de imagens e vídeos.

Estratégias de imagem e vídeo para Engagement Marketing

Imagine que neste exato momento seu cliente esteja em um e-commerce pesquisando por um produto que você fabrica. Ele vai encontrar várias opções e, como sabemos, clicará naquela que salta aos olhos. Em outras palavras, na imagem que provoca uma melhor experiência visual.

Vamos supor que seu cliente tenha clicado na imagem do seu produto para obter mais informações. Ele vai para uma nova página e é lá que seu trabalho precisa ser ainda melhor, pois é nessa hora que as imagens ou vídeos do produto poderão – ou não – causar sinergia entre ele – o cliente – e sua empresa. Em caso afirmativo, sua marca terá conseguido ser bem-sucedida na ação de Engagement Marketing.

Em páginas de e-commerce, além de fotos do seu produto, é fundamental apresentar também algum vídeo. A Wyzoul conduziu uma pesquisa sobre Vídeo Marketing e chegou aos seguintes resultados:

Com relação à eficácia dos vídeos:

  • 76% dos profissionais de marketing disseram que o vídeo ajudou a aumentar as vendas.
  • 76% dizem que ajudou a aumentar o tráfego.
  • 80% dos profissionais de marketing dizem que o vídeo aumentou o tempo de permanência em seus locais na rede Internet.

Se esses números não convenceram você, então, preste atenção:

  • 81% das pessoas foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo a um vídeo da marca.
  • 69% das pessoas foram convencidas a comprar um software ou aplicativo assistindo a um vídeo.

Com relação às imagens, as Imagens Geradas por Computador (do inglês Computer Generated Image) são uma opção que não pode faltar para alavancar sua estratégia de marketing em e-commerce. Para você saber mais a respeito, convidamos para a leitura do artigo: Como a Imagem Gerada por Computador (CGI) pode mudar sua campanha de marketing?

Por fim: que tipos de vídeo usar?

Falamos sobre CGI e você também entendeu a importância dos vídeos de marketing. Existe um leque de opções que você pode utilizar, como vídeos 360 e vídeos demo. Em Vídeo Marketing, sua empresa não pode ficar fora dessa, abordamos melhor o assunto.

Como você pode ver, se destacar no meio da multidão pode não ser tão difícil quanto parece. Basta entender que para isso sua marca precisa proporcionar uma sinergia entre cliente e produto. Ações de Engagement Marketing, ou Marketing de Experiência, fazem isso. Em e-commerce, como é o caso do exemplo deste artigo, use e abuse do apelo visual dos vídeos e imagens.

Tem alguma dúvida sobre o assunto ou quer entender melhor o que explicamos aqui? Entre em contato conosco. Será um prazer conversar com você.

Category : Imagens de Produto, Motion Graphics, Realidade Aumentada, Vídeos de Produto , , , , , ,

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