Case de Projeto: Motorola Moto G6

Motorola G6

Signia Digital desenvolve imagens e vídeos para o lançamento global do Motorola G6

A Motorola é uma empresa de eletrônicos criada em 1928. Com sede em Schaumburg, Illinois, a corporação foi comprada pelo Google em 2011 e, três anos mais tarde, pela chinesa Lenovo. Atualmente a Motorola fabrica principalmente produtos como celulares e tablets, sendo que seus celulares são conhecidos por contar com Android puro, sistema pouco modificado e, por isso, mais rápido.

Em abril de 2018 a Motorola lançou, no Brasil e no mundo, o novo modelo de celular da linha G6, e em breve, lançará também novos modelos de outras linhas. Para o desenvolvimento de imagens e vídeos de divulgação dos seus novos aparelhos, a Motorola, que antes contava com uma agência dos Estados Unidos, procurou a Signia Digital, empresa catarinense referência em computação gráfica 3D e imagens hiper-realistas geradas por computador.

Sobre o projeto

Cadu Puccini, sócio cofundador e diretor de Tecnologia da Signia, conta que o projeto de criação de imagens e vídeos para a Motorola deu início em 06 de novembro de 2017 e terminou em 18 de dezembro de 2017. “Como tínhamos pouco espaço de tempo para trabalhar, parte da equipe foi dedicada exclusivamente ao projeto da Motorola, sendo que em alguns momentos a empresa inteira esteve envolvida”, explica.

Em menos de 2 meses a Signia Digital criou mais de 300 imagens, um vídeo global e vídeos curtos para divulgação nas redes sociais. Todos os materiais utilizam a técnica de Imagens Geradas por Computador e foram desenvolvidos sob coordenação da Motorola.

Conhecida por CGI, do inglês Computer Generated Imagery, as Imagens Geradas por Computador fazem parte de um conceito já muito difundido no exterior e que aos poucos vem ganhando força no Brasil.

A CGI é amplamente utilizada em filmes – a indústria norte-americana de cinema é o maior exemplo de difusão da técnica – e graças à tecnologia hoje já é possível utilizá-la em campanhas publicitárias e catálogos de produtos a um preço muito mais acessível. Em muitos casos, mais acessível até que as técnicas tradicionais de fotografia, que exigem mais equipamentos, iluminação ideal e locações de cenários.

As Imagens Geradas por Computador permitem que tanto as imagens quanto os vídeos sejam criados sem o produto físico em mãos, como foi o caso do projeto Motorola. Por não ter os aparelhos físicos para analisar detalhes como espessura, tamanho da tela, entre outros, os profissionais da Signia seguiram documentações técnicas, amostras digitais e direcionamento de estilo e linguagem da marca, sempre de acordo com as instruções da Motorola.

Com base nesses materiais, e graças a uma estrutura técnica avançada e a uma equipe de especialistas, a Signia conseguiu reproduzir imagens 100% fiéis dos aparelhos, inclusive com detalhes praticamente imperceptíveis por pessoas não técnicas.

Principal desafio do projeto

Para Cadu, no caso dos celulares da Motorola o maior desafio foi conseguir reproduzir o que é conhecido por S-pattern (ou padrão S). Ele explica que os celulares da fabricante têm micro ranhuras em forma de S, perceptíveis quando a luz bate no produto.

“O cliente mandou para nós o padrão gráfico e avisou que havia o S-pattern, mas em um primeiro momento achávamos que esse era um padrão impresso. Quando eles mandaram outras fotos percebemos que tinha algo diferente. Depois de diversas análises em outra linha de celular da fabricante que seguia o mesmo padrão, percebemos que o S-pattern era consequência de como a iluminação incidia no celular”, explica Cadu.

Após descobrir isso a equipe da Signia Digital fez cálculos para conseguir reproduzir o padrão S nas imagens dos aparelhos que seriam lançados. Isso foi possível graças à técnica de CGI. “A CGI nada mais é do que uma reprodução matemática do mundo físico. Se estamos lidando com um material que absorve a luz, temos que entender que esse material vai reproduzir uma intensidade X. Isso deve ser mostrado em cada aparelho que aparece nas imagens e nos vídeos produzidos por nós, pois nosso trabalho é ser fiel à realidade”, destaca Cadu.

Confira abaixo algumas das imagens e vídeos criados pela Signia e inseridos no estilo de comunicação da Motorola vinculado pela mídia:

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