Realidade Aumentada em eventos: aposte na estratégia

O GUIA DA UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA EM EVENTOS

A indústria de eventos se inova a cada ano. Ferramentas mais robustas para apoiar na organização e na segurança de dados estão sempre sendo aprimoradas. No terreno do marketing, organizadores e empresas expositoras apostam em novas tendências para atrair a atenção do público. Umas dessas tendências que vem moldando o setor é a Realidade Aumentada em eventos.

Do inglês Augmented Reality, a Realidade Aumentada (RA) combina, em tempo real, elementos gerados por computador com imagens reais. Para entender melhor: com a RA os espectadores interagem com as sobreposições geradas por computador enquanto se movem no mundo real (um exemplo clássico do uso da tecnologia é o Pokémon Go).

Utilizar Realidade Aumentada em eventos é impulsionar os níveis de engajamento e criar aquele burburinho (buzz) nas mídias sociais, fazendo com que os participantes sejam incentivados a interagir com o conteúdo, compartilhar os resultados e, com isso, divulgar sua marca/produto. Para você ter uma ideia de como utilizar a tecnologia em eventos, feiras e conferências, confira nossas dicas.

1. TENHA UM OBJETIVO

Criar uma experiência de Realidade Aumentada em eventos somente porque está na moda ou porque a concorrência está fazendo, será desperdício de tempo e dinheiro. Sendo assim, em primeiro lugar é fundamental definir o objetivo da ação. Será esse objetivo que norteará a estratégia mais indicada. Por exemplo, se o foco é em lançar um novo produto no evento, você pode pensar em video marketing (marketing de vídeo) impulsionado por uma ação de RA, a qual pode ser voltada a apresentar ao público os recursos do produto.

2. ENTENDA A TECNOLOGIA

Você não precisa ser um expert em RA, mas para utilizar Realidade Aumentada em eventos é importante ter uma compreensão de como a tecnologia funciona e como ela pode ser aplicada para ser bem-sucedida.

Uma boa dica é conhecer alguns exemplos de utilização de RA para entender seu uso na prática. Separamos alguns cases em nosso guia: Como criar engajamento usando Realidade Aumentada. Além de vídeos com exemplos, o material também conta com um aplicativo de experiência de RA. Aproveite para baixar gratuitamente o eBook e aprender mais sobre esse universo.

3. ENCONTRE UM PARCEIRO DE REALIDADE AUMENTADA

Você traçou o objetivo, elaborou uma estratégia e se aprofundou na tecnologia. Agora é hora de encontrar os profissionais que conseguirão colocar em prática a sua visão. Eles serão responsáveis por avaliar sua ideia, alinhar o que for preciso pensando em melhorar seus resultados, desenvolver a estratégia e implementá-la.

Realidade Aumentada em eventos é assunto sério, por isso, ao pesquisar por uma empresa verifique a experiência do fornecedor no assunto, quais trabalhos em RA já realizaram e se os objetivos (da sua empresa e da empresa parceira) estão alinhados.,

Com todas as partes alinhadas, a Realidade Aumentada em seu estande pode ficar assim:

PARA SABER MAIS SOBRE REALIDADE AUMENTADA EM EVENTOS

A Realidade Aumentada apresenta grandes oportunidades para organizadores e expositores de eventos criarem experiências engajadoras que capturem as mentes (e os corações) dos participantes. Então, que tal utilizar a estratégia em uma próxima oportunidade?

Para encerrar, já deixamos aqui no post a sugestão do guia. Além dele, não deixe de conferir outros artigos sobre o tema:

Caso tenha alguma dúvida sobre a estratégia de Realidade Aumentada em eventos, deixe um comentário ou entre em contato conosco. E se este artigo foi útil a você, compartilhe-o com seus colegas.