O que é Realidade Aumentada? Entenda como funciona

O que e Realidade Aumentada

O que é Realidade Aumentada e como ela funciona?

Se você tem acompanhado o blog da Signia Digital já viu que a Realidade Aumentada é um assunto recorrente por aqui. Não é para menos, afinal a tecnologia tem revolucionado não apenas na publicidade e na maneira com que marcas interagem com seu público, mas também em tomadas de decisão na indústria, treinamentos, entre outros.

Gostamos também de bater na tecla de que a Realidade Aumentada aumenta o engajamento. Por tudo isso, e pelo fato de que o uso da tecnologia tem crescido, neste artigo vamos esclarecer duas questões fundamentais:

  • O que é Realidade Aumentada?
  • Como a RA funciona?

Boa leitura!

O que é Realidade Aumentada?

Do inglês Augmented Realitity (AR), Realidade Aumentada refere-se à sobreposição de uma imagem virtual em objetos do mundo real. Com isso, a AR cria uma ilusão de que o conteúdo holográfico é uma parte do mundo físico ao seu redor.

A melhor maneira de exemplificar o que é Realidade Aumentada é lembrarmos do Pokémon Go. No jogo, ao apontar uma câmera de smartphone ou tablet para um ambiente físico, era possível ver objetos 3D adicionados ao mundo real. Portanto, tenha em mente que a AR utiliza o ambiente existente (o ambiente real) e adiciona informações nesse ambiente para criar um novo mundo artificial.

Realidade Aumentada x Realidade Virtual

Quando explicamos o que é Realidade Aumentada existe uma confusão com outra tecnologia: a Realidade Virtual (RV). Para esclarecer de uma vez por todas essa dúvida, destacamos a grande diferença entre elas:

  • O princípio da Realidade Virtual é o de criar um ambiente totalmente artificial no qual a pessoa fica imersa e pode nele interagir. Em outras palavras: substitui a realidade.
  • Já a Realidade Aumentada faz o que seu nome sugere: aumenta a realidade ao invés de substituí-la.

Então, observe que, ao contrário da Realidade Virtual, a AR baseia-se no ambiente real e apenas adiciona dados adicionais gerados por computador, como animação ou objetos tridimensionais.

Como funciona a Realidade Aumentada?

Você entendeu o que é Realidade Aumentada e como ela se difere da Realidade Virtual. Para compreender como é o funcionamento da tecnologia, grave isso: o objetivo da AR é trazer para o mundo real objetos gerados por computador e permitir interação em tempo real.

A fim de atingir esse objetivo, o primeiro passo é desenvolver um aplicativo de AR, algo que deve ser feito por uma empresa especializada no assunto. Com o app será possível capturar uma parte do ambiente por meio de uma câmera em um smartphone, tablet ou HMD (Head-mounted display, ou dispositivo colocado na cabeça).

Em seguida, o aplicativo de AR precisa identificar um ponto para sobrepor informações adicionais. É aí que ele digitaliza a parte capturada do ambiente. Uma vez determinado o ponto, a solução faz a sobreposição de uma mídia (vídeo, 3D, 2D, texto etc.) na parte capturada (imagem, objeto, face ou corpo).

Realidade Aumentada na prática

Com o app em mãos, os passos descritos acontecem em questão de segundos. Para que você consiga entender na prática o que explicamos aqui e melhor compreender o que é Realidade Aumentada, baixe gratuitamente nosso aplicativo de experiência de RA e siga os passos a baixo!

Como comentamos no início deste post, e como temos falado aqui no blog, toda empresa que quer fornecer ao seu consumidor/cliente/colaborador uma experiência diferenciada e cada vez mais real tem muito a ganhar com a Realidade Aumentada.

Caso queirasaber mais sobre o tema, que tal bater um papo conosco? Deixe um comentário ou entre em contato.