Aplicações da Realidade Aumentada para varejo

Realidade Aumentada para varejo: revolucionando as vendas

As aplicações da Realidade Aumentada (RA) vão muito além do entretenimento e é isso que temos mostrado aqui no blog da Signia. Assim como o uso do vídeo evoluiu, sendo hoje muito utilizado em estratégias de marketing (video marketing), o mesmo está acontecendo com a RA.

Em outras oportunidades falamos sobre a aplicação da tecnologia em eventos e treinamentos. Agora queremos levar você a uma área que tem sido transformada – e muito – pela RA. Conheça como utilizar a Realidade Aumentada para varejo.

Por que falar sobre Realidade Aumentada para varejo?

Pense na maneira que você faz compras hoje. Você pode estar em uma loja e com o seu celular pesquisar o preço do mesmo produto em outro local. Se tem dúvidas, pode saná-las com uma rápida pesquisa no Google. Aliás, você nem precisa sair de casa para fazer suas compras, pois o poder das lojas virtuais têm crescido (não é à toa que muitas estão abocanhando fatias do mercado físico).

Como consumidores, nunca foi tão fácil comprar como nos tempos de hoje. Mas, como profissionais de marketing e/ou donos de negócios nunca foi tão difícil reter a atenção do cliente/consumidor. Busca-se, como nunca, o engajamento com o público.

A Realidade Aumentada para varejo é utilizada como forma de atrair consumidores por meio de uma experiência imersiva. Basicamente, além disso ela possibilita:

  • Uma relação mais estreita entre marca e público;
  • Mais engajamento com consumidores;
  • Mais rapidez nas decisões de compras;
  • Experiência diferenciada e, portanto, muito mais atrativa;
  • Aumento nas vendas.

Dica Signia: caso você ainda não entenda como funciona a Realidade Aumentada, criamos um material com vários vídeos de exemplos e disponibilizamos gratuitamente nosso app de Realidade Aumentada. Assim que terminar este artigo, aprofunde-se no assunto!

Mas, o que exatamente fez a demanda pela RA no segmento varejista aumentar?

O principal motivo é o crescimento das lojas virtuais. E-commerces passaram a sentir a pressão de fazer com que a experiência de uma compra física seja sentida também em um processo de compra virtual.

Outro fator que igualmente explica o destaque da Realidade Aumentada para varejo está nos dispositivos móveis. Uma das maneiras de utilizar a RA é baixando um aplicativo em um celular ou tablet. Como não saímos de casa sem nossos smartphones, o processo todo é facilitado. Para entender melhor, confira a seguir.

Exemplos de Realidade Aumentada para varejo

Vamos começar pela indústria de decoração. Várias empresas adotam a RA para ajudar seus consumidores a “colocar” em suas casas o móvel e ver como o mesmo ficaria (neste artigo mostramos o exemplo da IKEA).

A RA pode ser usada até para dar uma mãozinha na escolha da cor de uma parede (exemplo da Dulux). Para ambos os casos, o consumidor precisa apenas baixar um aplicativo.

Agora, vamos imaginar que você queira comprar óculos de sol em uma loja virtual. Você vai concordar que precisaria provar para ver se tamanho, formato e cor combinam com seu estilo e seu rosto. Se a loja virtual tiver um aplicativo de RA, você pode, por exemplo, “provar” o modelo de óculos virtualmente por meio de um app.

Nos Estados Unidos a Zara também adotou a Realidade Aumentada para varejo. Com um aplicativo baixado gratuitamente (Zara AR Studio), o usuário aponta a câmera em uma vitrine da Zara, ou em um manequim, e assiste a um vídeo com um modelo utilizando as roupas da marca. Em seguida, a pessoa pode acessar uma interface para comprar roupas ou escolher itens relacionados (veja aqui como é a experiência).

Ok, mas a RA é apenas para grandes varejistas?

Entendemos a pergunta, afinal, Realidade Aumentada para varejo parece coisa de peixe grande. No entanto, a verdade é que toda empresa que quer fornecer ao seu consumidor uma experiência diferenciada – e cada vez mais real – pode utilizar a tecnologia.

A aplicações da RA atingem diversas áreas do varejo. Se você quer saber como a Realidade Aumentada pode contribuir para atrair pessoas para sua marca e/ou alavancar as vendas, que tal bater um papo conosco? Deixe um comentário ou entre em contato conosco. E para saber mais sobre a RA e ficar por dentro de outros temas, acesse o blog da Signia Digital.