Realidade Aumentada para tomada de decisão na indústria

Conheça o potencial da Realidade Aumentada para tomada de decisão na indústria

Indústria corta custos com uso de Realidade Aumentada. A frase vem de um título de uma matéria na Folha de São Paulo, publicada em abril de 2018. O potencial da RA (abreviação para Realidade Aumentada) não para por aí. A tecnologia já pode ser explorada em eventos, além de ser uma ferramenta de orientação para técnicos durante os cursos de manutenção e treinamento.

RA na educação e em outras áreas nas quais a transferência de conhecimento é necessária para a conclusão de tarefas críticas também já é uma realidade. Não podemos esquecer de citar, ainda, que a tecnologia reduz o tempo de trabalho e diminui significativamente a probabilidade de erros. Para completar a lista, já mostramos como a Augmented Reality pode ser utilizada como estratégia para aumentar o engajamento.

Poderíamos ficar aqui falando linhas e mais linhas sobre o potencial da Realidade Aumentada, mas neste artigo nossa atenção vai para algo essencial no atingimento de metas e objetivos dentro do tempo e orçamento previstos: a tomada de decisão na indústria.

Entenda o potencial da Realidade Aumentada para tomada de decisão na indústria

Cada um dos nossos cinco sentidos acessam informações, mas com taxas diferentes de percepção. A visão nos fornece a maioria das informações, sendo que estima-se que 80% a 90% dos dados por nós obtidos sejam acessados por meio do que nossos olhos percebem.

Sabe aquela frase “uma imagem vale mais que mil palavras”? Pois bem, uma grande variedade e quantidade de informações são absorvidas quase que instantaneamente ao olhamos para o mundo físico. Então, imagine o que acontece quando sobrepomos informações virtuais sobre o mundo físico (que é o que faz a RA). Ao fazermos isso, reduzimos a distância cognitiva, isto é, o intervalo entre a visualização da informação, o seu processamento e entendimento.

Basicamente, a RA consegue transformar volumes de dados e análises em imagens ou animações que são sobrepostas no mundo real. Ao usar a Realidade Aumentada para tomada de decisão na indústria, os envolvidos têm a visualização como um componente importante na “credibilidade” de uma simulação. E é justamente a visualização que torna o entendimento muito mais profundo, fazendo com que a distância cognitiva seja reduzida.

Isso explica porque a RA é tão poderosa aos tomadores de decisão, afinal, não há melhor interface gráfica do que o mundo físico que vemos ao nosso redor aprimorado por uma sobreposição digital de dados. Portanto, para você entender bem o potencial da Realidade Aumentada para tomada de decisão na indústria, tenha em mente que:

A RA, ao mesmo tempo em que melhora nossa capacidade de entender e aplicar informações no mundo real, elimina a dependência de informações bidimensionais difíceis de processar em páginas e telas.

Quer saber mais?

Além da Realidade Aumentada para tomada de decisão na indústria, o potencial da tecnologia é imenso. Para você não ter dúvidas sobre o que estamos falando (e para entender como funciona a tecnologia na prática), baixe gratuitamente nosso aplicativo de experiência de RA (e assista a vídeos de exemplos).

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender um pouco mais dos benefícios da Realidade Aumentada. Fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas. Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato. E para ficar por dentro de outros temas e materiais, acesse o blog da Signia Digital.