Renderização 3D: seu marketing mais ágil

Photorealistic 3D Rendering

Você ainda espera pelo protótipo para começar a produzir o material de marketing?

Sua empresa vai lançar um produto este ano. Todos querem colocá-lo no mercado o quanto antes, afinal, as expectativas estão lá em cima. No entanto, para que seja comercializado o produto precisa de uma embalagem, e para que atraia a atenção do público é essencial desenvolver materiais promocionais.

O problema todo é que sua equipe, a de marketing, não pode fazer muito agora, pois precisa esperar pelo protótipo. Como preparar catálogos de produtos e folders, ou gravar um comercial, se nem o protótipo está pronto? Que imagens você utilizará?

Pois é, sem o protótipo para fazer as imagens, sua equipe ainda nem começou a elaborar os materiais (e o cronograma de lançamento está apertado). Mas, se falarmos para você que esse tipo de problema é coisa do passado e que temos um jeito de resolvê-lo? Exatamente isso! A solução está na renderização 3Dhiper-realista.

Renderização 3D hiper-realista: começando pela embalagem do produto

Dos nossos cinco sentidos, o mais poderoso é a visão. Para comprovar, em 2018 a Ipsos conduziu um estudo de mercado e descobriu que para 72% dos consumidores o design da embalagem influencia suas decisões de compra.

Quem é da área sabe que o desenvolvimento de embalagem é um processo que leva tempo. Entre pesquisa de mercado, escolha do material e definição do design em si, é preciso ter as imagens originais. Bom, pelo menos era assim que funcionava no passado. Hoje utilizamos a renderização 3D hiper-realista.

Com base em arquivos CAD e outros dados da engenharia, uma equipe de profissionais qualificados consegue criar um modelo 3D. Com ele o time de marketing não precisa mais esperar ter o produto físico para depois começar a preparar materiais de lançamento. Isso quer dizer que graças à renderização 3D realista toda aquela espera pelo protótipo acaba.

Renderização 3D: mudança do produto em cima da hora

O produto estava pronto para ser lançado quando, de última hora, veio a necessidade de alteração. Ao trabalhar com renderização 3D hiper-realista o estresse para atualizar os materiais desaparece, pois para resolver o problema bastam ajustes no arquivo 3D (você não precisa mais esperar pelo desenvolvimento de um novo protótipo para, então, atualizar os materiais de marketing).

Isso é possível porque recursos em 3D de alta resolução são dimensionáveis, o que significa que eles não ficam pixelados em tamanhos diferentes.

Renderização 3D: atualização de versão

Agora imagine que foram feitas pequenas atualizações da versão 1.0 para a 2.0. As mudanças foram pequenas, mas os materiais de marketing precisam ser atualizados, certo?

Nesse caso, é possível pegar a imagem renderizada da versão 1.0 e atualizá-la para a 2.0. Tudo isso sem a necessidade de nova foto ou filmagem (abordamos o assunto neste post).

Quer um exemplo?

Para lançar o Moto G6, a Motorola pensou em uma campanha global, com vídeos e imagens. A empresa nos procurou para a elaboração dos materiais, mas não tínhamos o produto físico em mãos.

Resolvemos a questão com a computação gráfica 3D, mais especificamente com as Imagens Geradas por Computador. Para que pudéssemos desenvolver as imagens, seguimos o direcionamento da Motorola, que nos enviou documentações técnicas, amostras digitais e informações sobre estilo e linguagem da marca.

A técnica permitiu que em menos de 2 meses criássemos mais de 300 imagens, um vídeo global e vídeos curtos para divulgação nas redes sociais. Se você quiser saber mais dessa história, contamos em um dos nossos cases de projeto.

E para você ter uma ideia do sucesso que foi este trabalho, a Motorola nos escolheu, no ano seguinte, para a elaboração de materiais para o lançamento do Moto G7 (mas dessa vez para aplicar a técnica de Realidade Aumentada). Como no exemplo anterior, também não tínhamos o produto físico. Confira o caseneste post.

Para fechar…

A renderização 3D é uma excelente opção para empresas que desejam cumprir prazos apertados, manter o cronograma de lançamento de um produto, ganhar tempo e dinheiro. Seguindo a mesma linha, é possível também aplicar a técnica para estudos de viabilidade de produto. Para saber mais, acesse o post Estudo de viabilidade de produtos: os benefícios do uso de imagens hiper-realistas para sua empresa.

Neste artigo compartilhamos dois cases, ambos da Motorola, mas temos exemplos de outras grandes empresas que nos procuraram com o mesmo objetivo: criar materiais de marketing mais atrativos e com mais qualidade, respeitando cronograma e budget.

Caso queirasaber mais sobre o tema, que tal bater um papo conosco? Deixe um comentário ou entre em contato. E já que está aqui, acesse nossos outros materiais no blog da Signia Digital.