Usando Realidade Aumentada em Treinamentos

Como utilizar a Realidade Aumentada em treinamentos?

Colocar o aluno no centro da experiência do aprendizado, simulando ambientes e cenários de trabalhos reais. É essa a ideia por trás de tecnologias imersivas como a Realidade Aumentada (RA).

Basicamente, a RA integra aspectos do mundo digital ao mundo que nos cerca. É como se, nesse exato momento, objetos virtuais fossem sobrepostos ou compostos na sua frente. Quando falamos que a Augmented Reality (termo em inglês para Realidade Aumentada) é uma tecnologia imersiva, é justamente pelo fato de ela permitir que entremos ou experienciemos o virtual no mundo real. E o que melhor do que uma imersão para deixar treinamentos mais completos? Exatamente por isso que hoje queremos conversar sobre o uso da Realidade Aumentada em Treinamentos.

Como funciona a Realidade Aumentada em Treinamentos?

A Realidade Aumentada é a diferença entre olhar para um monumento histórico em um livro e olhar para ele como se o mesmo estivesse na sua frente, possibilitando a apreciação de detalhes que passariam despercebidos em uma folha de papel. Aplicativos de RA permitem que usuários vejam os hologramas e manipulem os modelos 3D.

Então, imagine que, ao invés de passar tempo lendo um manual de instruções sobre como manusear determinado aparelho, você pudesse ver uma imagem virtual do mesmo aparelho na sua frente e um passo a passo. Não seria muito mais fácil?

Apesar de parecer ficção, a RA torna isso possível. Para entender melhor, suponha que você tenha uma empresa na qual 10 de seus funcionários precisam aprender a operar uma máquina. Tanto o tamanho quanto o custo do equipamento impossibilitam que estejam disponíveis uma máquina para cada profissional. Com a Realidade Aumentada todos usuários podem interagir virtualmente (e individualmente) com o equipamento à medida que vão aprendendo sobre ele.

AR Engine

Aliás, um dos maiores casos de uso de Realidade Aumentada em Treinamentos é no aprendizado de reparo e manutenção de equipamentos complexos. Seja um motor de carro ou uma máquina industrial, profissionais que trabalham com manutenção conseguem aprender muito mais rapidamente – e com um custo bem menor para a empresa – por meio da RA.

Outro exemplo de Realidade Aumentada em Treinamentos vem do setor médico, o qual também é um case no tema. Imagine cirurgiões aprendendo alguma nova técnica, ou analisando como farão um procedimento mais complexo. Com a RA eles podem visualizar um corpo humano virtual e estudar com muito mais precisão o órgão a ser operado.

Por que utilizar a Realidade Aumentada em treinamentos?

Para compreender a importância do assunto, citamos alguns dos benefícios do uso da tecnologia nos mais variados tipos de treinamento:

  • Torna os treinamentos muito mais agradáveis e faz com que os participantes sejam mais participativos;
  • Cria experiências que seriam impossíveis nas formas tradicionais de treinamentos;
  • Permite que conceitos teóricos sejam simulados na prática, tornando o aprendizado muito melhor;
  • Permite que os participantes pratiquem e cometam erros sem que isso seja prejudicial para a empresa;
  • Engaja participantes.

Além dos pontos acima, citamos outras duas vantagens da Realidade Aumentada para treinamentos: o custo e a otimização do tempo. Pense no exemplo dos operadores de máquina. Imagine o custo que seria se cada operador tivesse um aparelho à disposição. Ou pense no tempo que cada profissional levaria para aprender se tivesse que dividir o uso do equipamento com colegas. A RA possibilita treinamentos mais rápidos e a um preço mais baixo (e muito mais dinâmicos) se comparado com a forma vista como tradicional.

Concluindo

A RA amplifica visões do mundo real, dando aos usuários mais informações sobre seus ambientes. Neste post demos alguns exemplos e apresentamos algumas vantagens do uso da Realidade Aumentada em treinamentos. Entendemos que a tecnologia apresenta um grande potencial para empresas economizarem ao mesmo tempo que garantem profissionais muito mais qualificados.

Caso tenha alguma dúvida sobre a estratégia de Realidade Aumentada em treinamentos, deixe um comentário ou entre em contato conosco. E se este artigo foi útil a você, compartilhe-o com seus colegas. Para saber mais sobre a RA e ficar por dentro de outros temas, acesse os InSights da Signia Digital.