Aplicações da Realidade Aumentada: como a tecnologia pode ser utilizada?

Na maioria das vezes, a Realidade Aumentada é associada aos filmes hollywoodianos e grandes ações de marketing. Percebemos que muitos ainda se perguntam qual o uso da tecnologia na vida real e como ela pode ser aplicada a verticais como educação, saúde, indústria, varejo, entre tantas outras.

Se você faz parte do time que não conhece as aplicações da Realidade Aumentada (AR), temos duas notícias, uma má e uma boa. A má é que você está perdendo uma grande oportunidade de explorar os benefícios do AR. A boa é que você não está sozinhoe estamos aqui para ajudar.

Neste artigo, mostraremos alguns exemplos de uso da AR para abrir sua mente. Mas, antes, vamos entender rapidamente do conceito.

Sobre a Realidade Aumentada

Basicamente, a Realidade Aumentada (AR) insere objetos virtuais no ambiente do mundo real. Qualquer tablet ou smartphone pode ser uma ferramenta de AR, desde que tenha o aplicativo para isso.

Experiências de marca criadas pela Realidade Aumentada fazem com que clientes visualizem produtos, serviços ou promoções de uma maneira imersiva. Talvez, quando falamos em aplicações da Realidade Aumentada, o exemplo mais simples de entender esteja no varejo.

A IKEA, empresa especializada na venda de móveis e objetosde decoração, aproveitou a tecnologia para fazer os clientes terem uma experiência de compra mais imersiva. Graças à Realidade Aumentada, antes de escolher por um produto o cliente consegue ver como ele ficaria em sua casa.

Confira o vídeo para entender melhor:

Aplicações da Realidade Aumentada

Além do varejo, outras aplicações da Realidade Aumentada são:

Manutenção de máquinas e equipamentos

Imagine ter que fazer manutenção em um equipamento complexo como um motor de carro ou uma máquina da indústria. Com a Realidade Aumentada os técnicos conseguem analisar o equipamento apenas visualizando uma imagem que se coloca diante deles.

Assim, antes de realizar reparos propriamente dito, ou de começar a desmontar uma máquina para tentar descobrir o que há de errado, os técnicos conseguem visualizar possíveis áreas problemáticas e sugerir, com mais precisão, as correções necessárias.   

Materiais educacionais

Pense em um estudante de medicina que, ao estudar sobre ocoração, consegue visualizá-lo na sua frente, em uma imagem ampliada.

Ou alunos que com seus smartphones visualizam a sala de aula de uma maneira diferente, como, por exemplo, se ela fosse um mapa do sistema solar.

As aplicações daRealidade Aumentada para a educação têm potencial para tornar o aprendizadomuito mais prazeroso e enriquecedor.

Realidade Aumentada educação

Treinamento

Você precisa treinar uma equipe de técnicos a operar determinado equipamento. Um dos problemas é que não existem equipamentos para todos.

Além disso, mesmo se existisse, seria impossível locomovê-los até o local do treinamento. Com a Realidade Aumentada a máquina se transforma em um 3D interativo.

Isso faz comque os técnicos consigam “mergulhar” no equipamento. Assim, o treinamento saido teórico e vai para o lado mais prático.

Ferramenta de vendas

Imagine que sua empresa fabrique piscinas. É impossível para ovendedor carregar piscinas com ele para mostrar a potenciais clientes, certo? Uma imagem no catálogo pode não dar uma ideia exata de como a piscina ficariana casa do cliente.

Com a Realidade Aumentada o cliente consegue visualizar oproduto no ambiente real (seria como o exemplo da Ikea, mostrada no vídeo).

Outras aplicações da Realidade Aumentada?

Costumamos dizer que o céu é o limite para a Realidade Aumentada. Então, se você está em dúvida se a tecnologia pode ser aplicada ao seu setor ou atividade, entre em contato conosco. Será um prazer conversar com você e tirar suas dúvidas.

Ultimamente, vários clientes têm nos perguntado sobre o uso de Realidade Aumentada como uma ferramenta para criar engajamento entre as marcas e seus consumidores.

Para ajudar, criamos um material com vários vídeos de exemplos e disponibilizamos gratuitamente nosso app de Realidade Aumentada

Como criar engajamento usando realidade aumentada

Caso este artigo tenha sido útil a você, fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas.

Até a próxima!