Vídeo Marketing: O que você está esperando para começar a usá-lo?

O que você precisa saber sobre Vídeo Marketing

Não é muito difícil ver o porquê dos vídeos estarem se tornando cada vez mais populares (só no Brasil, o consumo de vídeos na web aumentou em 135% de 2014 para cá). O apelo audiovisual vem principalmente pelo fato de dar um descanso aos olhos em meio a tantas informações textuais que lidamos todos os dias.

Vídeos são muito mais facilmente digeridos. Aliás, conforme a Teoria dos dois canais (ou Dual-coding Theory), nosso nível de atenção é muito mais alto quando a informação visual é apoiada pela verbal e vice-versa. Os vídeos podem cumprir com a tarefa e, por isso, não importa o ramo de atuação da sua empresa, a verdade é que está na hora de investir em vídeo marketing.

O que é Vídeo Marketing?

O Vídeo Marketing refere-se a qualquer vídeo (animação ou live action) criado com o objetivo de  promover ou comercializar um produto/serviço.

Basicamente, o Vídeo Marketing pode ser utilizado para tudo, desde a construção do relacionamento com o cliente até promoção da marca, serviços ou produtos.

Pode servir como um meio para explicar o funcionamento de um produto, para fazer uma apresentação da empresa ou do produto/serviço, divulgar depoimentos de clientes, transmitir eventos ao vivo, para fins de entretenimento etc.

Por que utilizar Vídeo de Marketing?

Vídeos fazem o que textos não fazem: criam um engajamento imediato com a audiência. Além disso, clientes preferem apostar em empresas que mostram confiança e, portanto, vão sempre preferir ver o produto em ação a fim de obter uma melhor explicação do que ele tem para oferecer.

Para entender melhor o porquê você deve prestar atenção nessa estratégia, elencamos algumas das principais vantagens dos vídeos:

  • Ajudam sua empresa a conectar-se com seu público, pois funcionam como uma ponte que liga o que você diz a quem você realmente é;
  • Aumentam o valor da marca e do seu produto e/ou serviço;
  • São uma mina de ouro para SEO, pois ajudam a criar backlinks para o seu site, impulsionando curtidas e compartilhamentos e direcionando tráfego;
  • São compartilháveis e muito mais virais;
  • São rápidos de consumir;
  • Aumentam a retenção de informações. Ao apenas ouvir, é bem provável que clientes retenham bem menos da metade das informações. Por outro lado, se o que eles ouvem for acompanhado por imagens relevantes, a média de retenção aumenta muito mais (lembra da Teoria dos dois canais que falamos no início?).

Adicionalmente aos pontos acima, temos um artigo sobre consumo de vídeos que mostra a importância do assunto. E caso você ainda tenha dúvidas quanto a utilizar vídeos em sua estratégia de marketing, vamos responder à pergunta:

Qual é a eficiência do Vídeo Marketing?

Para não ficarmos tanto no campo da subjetividade, veja o que diz a Hubspot com base em uma pesquisa realizada pela Wyzowl:

  • 97% dos profissionais de marketing dizem que o vídeo ajudou a aumentar a compreensão do usuário sobre seu produto ou serviço;
  • 76% dizem que os vídeos ajudaram a aumentar as vendas;
  • 47% dizem que vídeos reduziram as consultas ao suporte;
  • 76% dizem que o marketing de vídeo ajudou a aumentar o tráfego do site;
  • 80% dos profissionais de marketing dizem que o vídeo aumentou o tempo de permanência no site da empresa;
  • 95% das pessoas assistiram a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço;
  • 81% das pessoas foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo ao vídeo de uma marca;
  • 69% das pessoas foram convencidas a comprar um software ou aplicativo assistindo a um vídeo.

Como usar Vídeos Marketing?

Existem diversas opções de utilização dos vídeos. Eles podem ser usados para apresentar um produto/serviço, um caso de sucesso ou podem ter um cunho mais institucional. Ações de endomarketing também ganham mais força com o Vídeo Marketing.

Independentemente do tipo de vídeo, lembre-se que tudo se resume à estratégia: para que o Vídeo Marketing tenha resultados, o único jeito é planejar, testar, analisar e testar novamente.

Do ponto de vista de marketing, seus vídeos precisam estar alinhados ao seu funil de vendas, então comece pensando em qual é o propósito de cada vídeo, quem é o público e quais métricas serão utilizadas para avaliar a eficácia da ação.

Concluindo

O Vídeo Marketing é uma excelente oportunidade para sua marca se destacar e ser ouvida no meio a tantas distrações, além de ser uma maneira de ganhar força em seu nicho e diferenciar seu negócio dos demais.

Qualquer estratégia de marketing moderna deve incluir os vídeos e neste artigo mostramos a você alguns motivos para isso. Esperamos que ele tenha sido útil. Em caso afirmativo, compartilhe-o com seus colegas. Caso queira conversar mais a respeito, entre em contato conosco.